Secretaria de Saúde de Serra Negra atua na prevenção e no combate aos escorpiões

26/03/2019 17:03:16

A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra, atua continuamente na prevenção aos escorpiões, no intuito de proteger a população. No entanto, caso pessoas venham a ser picada, o município dispõe de soro escorpiônico.

Uma equipe da VSA colhe os escorpiões no Cemitério Municipal e os envia para o instituto, na capital, onde são produzidos os antídotos. O escorpião mais comum em Serra Negra é o Tytius serrulatus (escorpião amarelo).

De acordo com os dados da VSA, em 2018 foram registrados 20 acidentes com escorpiões no Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra, onde são atendidas também vítimas de águas de Lindóia e Lindóia, também no Circuito das Águas.

A VSA esclarece ainda que os escorpiões são animais de atividade noturna e se ocultam durante o dia em terra, locais sombreados e úmidos, pedras, tijolos, frestas de muro e outros, de forma que alguns métodos de combate ao animal tido popularmente como eficazes podem ser apenas paliativos.

É o caso, por exemplo, das galinhas d’Angola, que comem escorpiões, mas tem hábitos diurnos, enquanto esses aracnídeos estão dormindo na maioria das vezes.

Os venenos, por sua vez, muitas vezes não causam o efeito desejado, uma vez que os escorpiões são capazes de ficar de 3 a 6 horas sem respirar. “Seguimos o manual do Ministério da Saúde, que não indica o uso de inseticida. O trabalho é feito conforme cada demanda que chega, mas procuramos ir na casa dos moradores e passar orientações”, afirmou o responsável pela VSA.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência