Secretaria de Saúde de Serra Negra mostrará 5 experiências exitosas pela primeira vez em congresso estadual

25/03/2019 16:53:02

Para prestar um atendimento com cada vez mais qualidade à população, a Prefeitura da Estância de Serra Negra (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem colocando em prática diversos projetos. Cinco deles serão apresentados na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do 33° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), que ocorrerá nesta semana, de 27 a 29 de março, no Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia (SP). É a primeira vez que o município terá exposições nessa mostra.

Do conjunto de trabalhos expostos, serão selecionadas dez experiências para recebimento do 9° Prêmio David Capistrano e destacadas outras dez para atribuição de Menção Honrosa.

Este prêmio representa o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS.

Os trabalhos deverão revelar práticas de gestão do Sistema ou do cuidado em saúde que efetivem os princípios norteadores do SUS, quais sejam: universalidade, integralidade, equidade, controle e participação social.

Os trabalhos premiados serão indicados para participação na “Mostra Aqui tem SUS” no Congresso do CONASEMS de 2019.

São nove temas de trabalhos para a Mostra:

  1. Atenção Básica;
  2. Assistência Farmacêutica;
  3. Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente;
  4. Gestão em Saúde e Inovação Tecnológica;
  5. Promoção em Saúde e práticas Integrativas e Complementares;
  6. Participação Social;
  7. Regulação e Redes de Atenção em Saúde;
  8. Saúde Mental;
  9. Vigilância em Saúde.

Serra Negra participará com cinco experiências:

  1. Unidade Móvel de realização do exame Papanicolau: uma ação de cuidado a saúde da mulher no Outubro Rosa, facilitando o acesso à prevenção e promoção à saúde; (Tema: Atenção Básica)
  2. Amor perfeito – Um projeto intersetorial de aproximação na atenção à gestante; (Tema: Atenção Básica)
  3. CAPS I: Centro de Atenção Psicossocial e Amor Exigente – Parceria que deu certo! (Tema: Saúde Mental)
  4. Implantação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo “Deixando de fumar sem mistérios” no município de Serra Negra (SP), que posteriormente deu origem ao Grupo “Respire Fundo”. (Tema: Saúde Mental)
  5. Projeto de Implantação do Sistema de Gestão da Assistência Farmacêutica – HÓRUS, no município de Serra Negra (SP). (Tema: Assistência Farmacêutica)

Congresso

Segundo a Comissão Organizadora, o objetivo é realizar um evento que possibilite promover debates, reflexões e encaminhamentos que envolvam a troca de experiências, diálogo e comunicação entre os 645 municípios paulistas.

Luta Antimanicomial

O Cosems/SP realizará também o Grande Abraço da Luta Antimanicomial, na Praça Ademar de Barros, às 12h, em Águas de Lindoia, com o intuito de demonstrar apoio ao fortalecimento dos serviços de cuidado às pessoas que sofrem de transtornos psíquicos e que necessitam de acompanhamento especial no nosso SUS.

Esse Grande Abraço se dará em todo o país, em importantes locais para o cuidado, praças públicas, em conformidade com os mais de 30 anos de Luta Antimanicomial pela garantia do Direito à Liberdade

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência