1ª Plenária Municipal de Saúde será realizada nesta sexta-feira

12/03/2019 10:27:22

Será realizada nesta sexta-feira, 15, em Serra Negra, a 1ª Plenária Municipal de Saúde, a partir das 8h00, no Palácio Primavera Deputado Ricardo Nagib Izar, na Avenida 23 de Setembro, 234 - Praça Sesquicentário. O encontro é aberto a toda a população e tratará dos quatro eixos temáticos da etapa estadual da Conferência Nacional de Saúde.

Serão realizadas palestras com três especialistas. A Dra. Aparecida Linhares Pimenta falará sobre dois eixos temáticos, “O papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à Saúde” e “A função reguladora do Estado na Estruturação do SUS”. Médica sanitarista com mestrado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP (1989) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007), a palestrante tem experiência na área de Gestão Municipal em Saúde. Foi gestora de saúde como Secretária nos municípios de Bauru/SP, Santos/SP, Amparo/SP, Diadema/SP e Poços de Caldas. Foi diretora de Departamento do Ministério da Saúde de 2014 a 2015.  Exerceu cargos eletivos de presidente e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo-COSEMS/SP e cargos eletivos de vice presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Amparo e Diadema. Assessora do COSEMS/SP desde 2016.

O eixo temático “A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento” será abordado pela palestrante Dra. Mariana Alves, Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP (2012), graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007) e especialista em Gestão de Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Atualmente é Assessora Técnica Do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP). Tem experiência na área de Planejamento em Gestão de Saúde, Avaliação e Controle (Divisão de Regulação e Auditoria), Informática em Saúde, Finanças Públicas, Licitações e processos públicos, e Gestão de Fundos de Saúde.

Dr. Rodrigo Pellegrini Magaldi tratará do eixo temático “Participação Social - Cidadania, Ética, Direitos e Deveres para emancipação do coletivo”. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos - Universidade de Lusíadas, tem residência em pneumologia e alergologia pelo Hospital Albert Sabin de Campinas. Já atuou como co-fundador da residência médica, médico intensivista e presidente da Comissão de Ética Médica pela Fundação Hospital Albert Sabin. Também foi coordenador médico da Unidade Respiratória Barreto Fonseca, diretor técnico, clínico e chefe do serviço do pronto-socorro do Hospital Santa Rosa de Lima, chefe do serviço de pronto-socorro do Hospital Francisco Tozzi, em Águas de Lindóia, perito médico judicial da Comarca de Serra Negra e secretário de Saúde do município, responsável técnico da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Serra Negra, responsável técnico da agência transfusional do Hospital Santa Rosa de Lima, co-responsável técnico do grupo anti-tabágico pelo Instituto Nacional do Câncer, ex-membro da Comissão de Avaliação do atestado de óbito, do prontuário e do combate a infecção hospitalar do Hospital Santa Rosa de Lima. Atualmente é médico da rede pública do município de Serra Negra e vice-prefeito no município. É sócio proprietário da empresa Promed (prestadora de serviços médicos em diversas cidades da região).

“A Plenária Municipal, assim como as Conferências de Saúde, são espaços democráticos de construção da política de saúde, sendo fundamental a importância da participação da comunidade serrana nesse processo. Durante a Plenária, a comunidade terá como avaliar e propor diretrizes da política de saúde, bem como, discutir os temas abordados pelos palestrantes para propor novas diretrizes da política de saúde em nosso município”, salienta a Secretaria Municipal de Saúde.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 17h
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência