Médicos cubanos do programa Federal recebem agradecimentos da administração municipal

20/11/2018 09:25:18

Após o anúncio do fim da parceria de Cuba com o Mais Médicos, os médicos cubanos que atuam no programa federal devem começar a deixar o país até o dia 12 de dezembro, antes da posse do Presidente eleito Jair M. Bolsonaro (PSL), informou em nota a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Serra Negra possui três médicos do programa federal Mais Médicos, Dr. Edgar Isisdoro San Miguel Lobaina que atuava na Unidade de Saúde do Alto das Palmeiras, o Dr. Rolando Lopez Bignotte na Unidade de Saúde do São Luiz e Dra. Alina Rodriguez Tamayo, na Unidade de Saúde da Vila Dirce.

Na manhã de ontem, segunda-feira(19), os médicos vieram se despedir das autoridades e foram recepcionados com um café da manhã no gabinete do Prefeito junto ao seu vice e a secretária municipal de Saúde que proferiu palavras de agradecimentos e gratidão por todo o trabalho executado por eles no município, “Serra Negra acordou triste nesta manhã, mas estará sempre de portas abertas para recebê-los. A população atendida por vocês sempre falou muito bem da atuação de cada um, adora o serviço prestado com muita atenção, carinho e humanidade”, destacou.

O Prefeito enfatizou, “o que estiver ao nosso alcance de gestão municipal eu certamente farei para mantê-los conosco, mas precisamos aguardar como será toda essa transição e respeitar as decisões dos responsáveis pelo programa federal”.

O vice-prefeito, também médico, proferiu palavras de agradecimentos e contentamento pelo serviço dos médicos em atuação no município.

Atualmente, de 16.150 médicos que atuam no Mais Médicos, 8.332 são cubanos. Os dados foram informados em reunião da embaixada de Cuba com representantes do Conasems, conselho que reúne secretários municipais de saúde, e membros da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), até então responsável por intermediar a vinda dos médicos ao programa.

No encontro da última quinta (15), representantes da embaixada comunicaram os municípios que a decisão é “irrevogável”. Também fizeram um pedido para que prefeitos apoiem a saída, do contrário, além do fim do vínculo com o programa, os médicos ficariam em situação irregular no país. Os três médicos cubanos devem deixar o município de Serra Negra até o dia 25 de novembro. 

Participaram também do café de despedida, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Serra Negra e assessores da saúde.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência