Você já pode solicitar 2ª via do RG na Polícia Civil de Serra Negra

11/10/2018 13:36:36

 

A Prefeitura Municipal de Serra Negra firmou convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (IIRGD) e o Departamento de Identidade da Polícia Civil de Serra Negra, chefiado pelo setor de Identificação Civil de Bragança Paulista, Deinter – Campinas, para oferecer o serviço de atendimento ao público para a emissão da 2ª via do RG (Registro Geral). O serviço já está em funcionamento desde 18 de setembro e já atendeu cerca de 40 cidadãos.

Não é todo mundo que sabe, mas o RG (Registro Geral), conhecido como Documento de Identidade somente é aceito em alguns órgãos ou estabelecimentos se tiver 10 anos de validade. Você pode ser barrado na hora de fazer outros documentos, se inscrever em concursos públicos, fazer cadastros em site, entrar em quaisquer outros países da América Latina, etc, caso o documento tenha mais de 10 anos.

No novo RG, você pode acrescentar os números do CPF e do cartão cidadão, que pode ajudar bastante. Todas as vezes que você precisa apresentar um deles, tem que ter junto um documento com foto. Então, incluir esses dados no RG facilita.

Condições para solicitar a 2ª via

  • O atendimento é organizado somente com agendamento prévio de 2ªf. a 6ªf., das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, no fone(19)3892-2501/1155.
  • Não é necessário levar foto: será obtida no atendimento.
  • Cópia simples da certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia simples do CPF e do RG (antigo);
  • Retirada no local somente com o protocolo.
  • Prazo de entrega é de 30 dias úteis.
  • Local: Delegacia de Polícia Civil de Serra Negra – Rua José Maria Franco de Godoy,51, Vila Dirce, Serra Negra – SP.
    • Observação: Caso seja furtado ou roubado, você deverá comparecer APENAS no Poupatempo com o boletim de ocorrência (BO) mais próximo da sua cidade (no caso de Serra Negra, o posto fica na cidade de Bragança Paulista)

 

  • OBSERVAÇÕES PARA FOTOGRAFIA:
  1. a) Evitar usar roupas brancas ou muito claras.
  2. b) Adornos de cabeça não serão permitidos.
  3. c) Óculos escuros:  seu uso é permitido somente para deficientes visuais, que devem apresentar Laudo Médico original ou cópia simples.
  4. d) Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante: seu uso é permitido somente por motivo de tratamento médico ou de religião. Neste caso, é necessário apresentar Comprovante da Entidade Religiosa original ou cópia simples.
  5. e) Farda militar: seu uso é permitido desde que as insígnias militares não apareçam na foto.

 

- Valor da 2ª via RG

- o requerente deverá acessar o site: http://www.fazenda.sp.gov.br ou direto em : http://www10.fazenda.sp.gov.br/Pagamentos/Website/Extranet/login.aspx  , preencher o formulário e gerar o boleto no valor de R$38,55(trinta e oito reais e cinquenta e cinco centavos), pagável  em qualquer agência bancária;

- Existem casos em que a pessoa tem direito a tirar o RG gratuitamente; veja abaixo:

  • Cidadãos que se declararem pobres
  • Homens acima de 65 anos
  • Mulheres acima de 60 anos
  • Desempregados há mais de 3 meses (precisa apresentar carteira de trabalho atualizada)
  • Erro na digitação do RG constatado no prazo de 90 dias

 

Segundo Rodrigo Palhares, responsável pela emissão da cédula de identidade de Serra Negra, informou que, atualmente a 1ª via do RG somente é feita através de Despachantes autorizados no município e que a partir de novembro deste ano, a Polícia Civil de Serra Negra já estará autorizada a realizar a emissão, sendo necessária cópias simples da certidão de nascimento, CPF e agendamento por telefone, e não há taxa para a emissão da 1ª via.

Para a utilização dos novos equipamentos, Rodrigo passou por um treinamento em Bragança Paulista com a auxiliar administrativa e conferente, Maria Aparecida Domingues Martines Ruis. “Os novos equipamentos que recebemos como a leitura biométrica, a assinatura digital, painel, foto digital, máquina com o novo sistema, o processo tem sido muito ágil e seguro”, ressaltou Rodrigo Palhares.

Segundo Roberta Djany Adilia Tucci, chefe setor de Identificação Civil de Bragança Paulista, Deinter – Campinas, “Serra Negra ganhou muito com esse novo serviço, uma vez que os munícipes não precisarão se deslocar até outro município para a emissão do documento”, disse.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência