Encontro #TodosporTodos abordou o tema da corrupção

11/10/2018 12:52:43

Encontro #TodosporTodos abordou o tema da corrupção

Na manhã de quinta-feira (27), aconteceu mais um encontro do projeto #TodosporTodos SERRA NEGRA com o tema: "A corrupção nossa de cada dia". Recebemos como palestrantes o delegado de polícia titular de Serra Negra Dr. Rodrigo Cantadori, o presidente da subseção Serra Negra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dr. Leandro Affonso Tomazi , o prof. Dr. pela PUC-SP Lourenço Stelio Rega e o juiz de direito da Comarca de Serra Negra da Vara da Infância e Juventude Dr. Carlos Eduardo Silos de Araújo que enviou uma gravação de vídeo expondo sobre o tema. O evento é uma organização da Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Saúde e teve como mediadora a psicóloga Alaíza Helena Ribeiro Citrângulo, a presença da Secretária de Saúde e a coordenadora da Saúde Mental.

Os palestrantes enfatizaram que não há como falar de corrupção sem falar no mundo da moral e da ética. O Dr. Cantadori abriu a mesa de discussão permeando o tema “A gênese da corrupção”, no contexto da história do Brasil, da corrupção desde a sua colonização até os dias de hoje e, enfatizou: “a sociedade em si deveria agir por princípios e não por uma “espada” na cabeça. O certo é certo e o errado é errado, independentemente de política, valores ou religião”, disse.

Já o Dr. Tomazi discorreu sobre “A corrupção como mal social” e colocou um questionamento aos ouvintes usando a frase de Carlos Lacerda, jornalista, comunista e governador do Estado da Guanabara (1960-65), “Somos um povo de trabalhadores governados por ladrões” e, questionou a plateia: “Nós somos esse povo mesmo?”, salientou, “nós temos uma formação educacional para ser voraz, para sermos os melhores e para chegarmos ao sucesso, mas nós mesmos incentivamos os atos de pequenas corrupções”, disse.

A mensagem em vídeo deixada pelo juiz de direito Dr. Carlos Eduardo Silos de Araújo foi refletir três proposições sobre o tema: “- Viver honestamente; - não lesionar o terceiro; - Dar a cada um o quê é de direito”, e enfatizou “eu entendo que, se cada um de nós seguirmos essas proposições, certamente não teria cerca de 100 milhões de processos judiciais no país hoje”.

E o encerramento da exposição ficou sob o comando do prof. Dr. Lourenço S. Rega que abordou o tema do seu livro “Dando um jeito no jeitinho” e trouxe para o debate “A corrupção nossa de cada dia – um olhar a partir da ética e do jeitinho”, passeando pelos diversos olhares da corrupção, “ética e decisões”; “a percepção da realidade brasileira”; “jeitinho como lado negativo e positivo” e “jeitinho internacional”. Ainda deixou como dica aos ouvintes assistirem ao filme “O mecanismo” de José Padilha, Elena Soárez (2018).

No término das palestras, após um coffee break, foi aberta a sessão de perguntas dos ouvintes para os palestrantes .O público lotou o auditório do Palácio Primavera. Participe você também! #todosportodos SERRANEGRA

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência