Peito de Frango e polpa de fruta são destaques na merenda escolar da rede municipal e estadual de ensino de Serra Negra

11/10/2018 12:03:12

Na última semana do mês de agosto prefeito e a secretária de Educação e Cultura,  visitaram a sede do Setor de Alimentação Escolar Cozinha Piloto e Padaria Municipal Profa. Olga Bocalon Rielli (Av. 23 de Setembro, s/nº), sendo este o dia de distribuição dos alimentos perecíveis para as escolas do município e o prefeito enfatizou, “vejam isso (apontando para os vegetais, legumes e frutas) , asseguramos aos alunos do município o fornecimento de uma alimentação nutritiva, sadia, com alimentos frescos e de qualidade nos cardápios da nossa merenda escolar”.  

 

A merenda escolar é fornecida diariamente para cerca de 5mil alunos da Rede Municipal e Estadual de ensino, esses matriculados nas creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, incluindo os da educação do ensino fundamental e médio do EJA - Educação de Jovens e Adultos. São servidas cerca de 5300 refeições diárias.

 

 “Qualidade é nossa palavra-chave”, disse a secretária de Educação e Cultura. E completou, “para obter os resultados pretendidos, o município aposta na elaboração de cardápios sob a orientação de duas nutricionistas, sendo estes expostos em cartazes afixados em local público, dentro de cada unidade escolar., assim como na capacitação e aperfeiçoamento das merendeiras que trabalham no preparo das refeições diárias”, disse.

 

Qualidade e diversidade da alimentação

 

        Fazem parte do cardápio diário dos alunos diversos tipos de alimentos de qualidade que são divididos em cereais, leguminosas, verduras, frutas, leite, ovos, carnes, macarrão, pães e biscoitos, que são preparados com  zelo e carinho pelas merendeiras das escolas.

No ano de 2018 a secretaria de Educação e Cultura apresentou algumas inovações no quesito da merenda escolar, como aquisição de cortes nobres das carnes (ex: frango - peito, coxa e sobrecoxa) e sucos de polpa de frutas.

 “Mudanças e inovações vêm sendo uma constante, sempre com o objetivo de melhorar o atendimento de nossos alunos”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura.

A secretária ainda informa que todas as mercadorias são fiscalizadas no recebimento, sendo devolvidas quando em desacordo com as exigências. Também são realizados controles rígidos de validade, bem como são realizados testes de aceitação da alimentação escolar.

 

 

Valor nutricional

 

        Essencial à preservação e manutenção da saúde, a alimentação balanceada é composta por alimentos saudáveis que devem integrar a dieta diária.

        Para os nutricionistas Marcos Elias Dionisio e Renata Moreira de Santi, “os alimentos fornecidos na merenda escolar são variados e levam em consideração tanto a boa aceitação dos alunos como, também, a introdução de bons hábitos alimentares, para que sejam saudáveis. O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para nossas crianças, pois elas representam o futuro de Serra Negra”, enfatizaram.

 

A secretária de Educação e Cultura informa ainda que o cardápio da rede municipal e estadual de ensino é adequado à faixa etária de atendimento e variado e possuem alto valor nutricional. Os itens seguem as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência