SERRA NEGRA aplica mais de 1100 doses em cães e gatos no primeiro dia de Campanha Contra Raiva

13/08/2018 10:11:16

A vacinação contra raiva em cães e gatos teve início em Serra Negra no último sábado, dia 11. A aplicação da vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01. A realização é da Prefeitura Municipal, com apoio e organização da secretaria da Saúde  e segundo o balanço da Secretária de Saúde,  mais de 1100 doses foram aplicadas em cães e gatos e mais de 200 casas (entre sítios e chácaras) foram visitadas neste primeiro dia de campanha de vacinação contra a raiva.

A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos continua nos dois próximos sábados: Dia 25 de agosto e dia 01 de setembro  e será realizada em diversos endereços fixos de vacinação, além das visitas dos agentes de saúde nos Bairros rurais do município. Observe os locais na tabela abaixo.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que ataca os nervos periféricos de animais e seres humanos. É uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de arranhões, mordida e lambedura dos animais domésticos ou morcegos infectados. O vírus se instala no sistema nervoso central e nas glândulas salivares, onde se multiplica.

A secretária municipal de saúde  faz um alerta, “é importante cada proprietário não perder a oportunidade de levar seu cão ou gato para vacinar, teremos mais dois dias intensos de campanha”, disse.

 A veterinária responsável pela ação, Renata Schiavo, orienta que é importante que os cães estejam em guias e em caso de animais de raças grandes, como Pit Bull, Pastor Alemão e Rotweiller, devem ser levados com focinheiras, a fim de evitar transtornos como fugas, brigas e mordidas, o que acaba levando-os a um alto nível de estresse, dificultando a vacinação. Já os gatos, devem ser levados em caixas de transporte ou até mesmo em guias, ou qualquer outro meio que evite a sua fuga e facilite sua contenção.

A vacinação será feita apenas nos animais que estiverem devidamente acompanhados dos seus responsáveis maiores de idade. Vale lembrar aos proprietários que mantenham seus animais distantes dos outros, enquanto aguardam a sua vez para a vacinação, evitando agitação e eventual briga entre os animais.

 Em caso de dúvidas, contatar a Vigilância em Saúde, no fone (19) 3842-2005 – ramal 23.

Confira os locais, dias e horários da vacinação:

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência