Secretaria de Saúde recebe técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo para ações de mapeamento de morcegos hematófagos

16/05/2018 10:39:38

Durante a segunda semana de maio, o município recebeu técnicos da equipe da Coordenadoria da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo que é um órgão da Secretaria da Agricultura para uma ação de controle da Raiva Animal.

Esta ação tem o propósito de realizar uma busca ativa de colônias de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, para realizar um mapeamento da região e controle populacional deste animal, além de análise para o vírus da raiva que é uma doença de interesse do Estado e dos agropecuários, onde seus animais de grande porte podem ser contaminados, levando à morte.

Já para a Saúde Pública esta ação é de extrema importância no que tange o entendimento da realidade da região para desenvolvimento de ações de prevenção da raiva animal e, consequentemente, humana por contato direto com a saliva do animal doente.

A secretaria de Saúde por meio da equipe da Vigilância em Saúde acompanhou os técnicos do Estado em uma das ações, onde encontraram um abrigo com uma colônia de morcegos e recolheram cerca de 90 animais no abrigo dos Desmodus rotundus. Esses animais passam a ser cadastrados, georeferenciados, com inspeção anual pelo setor do Estado, explicou um integrante da equipe.

Nesta ação, também foram encontrados alguns animais mortos que foram posteriormente enviados para o Instituto Pasteur para análise laboratorial, a fim de identificar a presença do vírus da raiva nesta colônia.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência