Saúde de Serra Negra comemora um ano do Programa “Respire Fundo”

10/05/2018 15:10:23

A Prefeitura Municipal de Serra Negra por meio da Secretaria de Saúde comemora nesse mês de maio um ano do Programa de Controle Municipal do Tabagismo. O grupo em Serra Negra foi nomeado como “Respire Fundo” e tem o objetivo de  apoiar os fumantes que desejam interromper o uso do cigarro. O programa prevê encontros semanais onde cada participante tem a oportunidade de receber informações fundamentais sobre a dependência e sobre estratégias para parar de fumar. Além disso, os encontros favorecem o vínculo entre o grupo e fortalecem a intenção de mudar hábitos que serão determinantes para a interrupção do uso do cigarro.

 A equipe de profissionais de Serra Negra, especialmente capacitada pelo Programa do Ministério da Saúde é composta por psicólogo, nutricionista, médico e farmacêutica. Os encontros acontecem uma vez por semana, todas às quartas-feiras, das 10h30min. às 11h30min. , na Escola Profissionalizante “José Franco de Godoy”, localizada na Praça Lions nº 80.

O interessado em participar dos próximos grupos deve comparecer ao local e horário acima indicado e será orientado pela equipe sobre o funcionamento do programa.

 “Os medicamentos são disponibilizados para os pacientes que estão inscritos no programa e que participam dos encontros. A equipe avalia cada paciente e sua necessidade de utilização da medicação", explicou a coordenadora do projeto.

Ex-fumante, o free-lance Luciano Gonsales, aprovou esse programa da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Há dois meses estou vencendo o não fumar, desde que iniciei no grupo. O que fortalece são as pessoas do grupo, as conversas e o trabalho dos profissionais nas reuniões”,  disse Luciano.

 A secretária Municipal de Saúde  acrescenta que o interessado em deixar o cigarro pode procurar a unidade mais próxima de seu bairro para conhecer detalhes do programa. 

 Saiba mais:

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta sejam fumantes.

Está comprovado que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral) e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).

Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo destacam-se: hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, entre outras. (Fonte: Portal da Saúde)

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência