Prefeitura deu início o Programa “Saúde na Escola”

26/04/2018 11:33:53

Nessa semana, de 23 a 27 de abril, a Prefeitura Municipal por meio das parcerias das secretarias de Saúde e Educação e Cultura deu início ao programa "Saúde na Escola", e essas ações vem ocorrendo em toda rede municipal de ensino e serão estendidas para as escolas estaduais da cidade, para alunos de 2 a 17 anos, desde a creche, pré-escola, ensino fundamental e médio.

O Projeto inclui como tema em suas ações na rede de ensino, o enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil, alimentação saudável e a importância da utilização da caderneta de saúde da criança. Palestrantes educam por meio de vídeos e diversas técnicas pedagógicas em horário escolar.

Para a secretária da Educação, "é um projeto que vem de encontro com outros da saúde já realizados nas escolas, como o da saúde bucal e o teste auditivo. É de suma importância, já que as crianças são multiplicadoras de informações e a escola é um espaço privilegiado para absorver essas práticas de prevenção à saúde e, certamente, é uma parceria que tem tudo para dar certo”, salientou.

Segundo a secretaria de Saúde, em 2017 foram atendidas cerca de 1800 crianças das escolas municipais e, para esse ano, ao incluir as escolas estaduais, pretende-se atender cerca de 3 mil alunos.

Para a secretária de Saúde em exercício,   diz que  secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa “Saúde na Escola” cadastrando todas as escolas municipais e estaduais, apesar da obrigatoriedade apenas das escolas de áreas de vulnerabilidade social. “Entendemos que ao atingir a totalidade dos alunos, contemplamos todas as crianças e adolescentes, mesmo as que estão do lado de fora da área de vulnerabilidade social, para que, assim, sejam incluídas no projeto. Desta forma, com a inclusão das famílias e dos responsáveis e o envolvimento dos educandos, aumentamos o compromisso dessa comunidade com o enfrentamento das vulnerabilidades sociais para cotidianos mais prazerosos e múltiplos”, ressaltou e, ainda, destacou, “o trabalho da coordenadora da saúde bucal, Lina Tokura Mazur e da coordenadora da atenção básica de saúde, Claudia Teixeira, como as articuladoras de toda a equipe para que esse trabalho aconteça com sucesso junto à educação”.

O programa tem recebido o apoio do Prefeito em exercício, que vem acompanhando o projeto de perto, e visitará as escolas até o último dia, 27 de abril, quando encerra suas atividades no cargo.

.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência