Campanha “DÊ FUTURO, NÃO DÊ ESMOLA!” faz parte do projeto Consultório de Rua

17/04/2018 17:00:08

O objetivo é divulgar o trabalho já realizado com a população em situação de rua através do qual as pessoas que se encontram nessa vulnerabilidade são cadastradas e referenciadas em projetos e serviços ofertados pelo município.

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – é a ferramenta da Secretaria de Assistência Social responsável por assistir tal público, buscando o resgate dos vínculos familiares e comunitários por meio de abordagens de rua que acontecem semanalmente ou sempre que a equipe, composta por psicólogo e assistente social, é acionada.

Em parceria com o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – que é vinculado à saúde, as pessoas em situação de rua recebem tratamento adequado, uma vez que na maioria das vezes apresentam um quadro de dependência de álcool e outras drogas. Estando vinculados ao serviço, possuem local para banho, refeição e o tratamento necessário, sejam ambulatoriais ou internação.

Dessa parceria entre CREAS e CAPS surge o projeto “Consultório de Rua”, que possui como principal objetivo acompanhar a população em situação de rua buscando o resgate da autonomia, dos vínculos e da qualidade de vida dessas pessoas. Ressaltamos que atualmente o projeto realiza o acompanhamento de todos que se encontram nessa condição, bem como mantém contato com seus familiares buscando trabalhar as fragilidades e potencialidades existentes para que a pessoa saia das ruas e retorne para o convívio familiar.

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Social, um dos maiores obstáculos encontrados em nosso município são moradores de outras cidades que vêm para Serra Negra apenas para pedir, aproveitando-se do fato de sermos uma estância turística com grande movimento aos finais de semana, cabendo ao município de origem o auxílio para que deixem de estar nessa situação de vulnerabilidade.

Portanto, solicitamos o apoio de toda a população para que encaminhem as pessoas em situação de rua ao CREAS para que sejam atendidos por profissionais que já atuam nessa problemática social e não apenas lhes dê dinheiro, pois essa atitude reforça a mendicância, a condição de rua e muitas vezes alimenta um vício já existente.

O CREAS localiza-se na Rua Capitão José Bruschini, 42 – Centro – Fone: (19) 3892 7970. Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos que se interessam por essa questão social para que nos façam uma visita e conheçam de forma mais ampla o trabalho realizado por nossa equipe.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência