Vacinação contra HPV e Meningite C já começou em Serra Negra
A campanha de vacinação para proteger meninas e meninos com idade a partir de 9 a menor de 15 anos contra o papilomavírus humano, o HPV, já começou em Serra Negra. O posto Dr. Firmino Cavenaghi está abastecido com a vacina, situado à Rua Dr. Firmino Cavenaghi s/n, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Vejam as vacinas e quem pode tomar:
HPV (MENINAS): a partir de 9 anos a menor de 15 anos de idade.
HPV (MENINOS): a partir de 11 a menor de 15 anos de idade.
MENINGITE C: a partir de 11 anos à menor de 15 anos de idade.
O adolescente a partir dos 12 anos pode tomar a vacina sem a presença dos pais, mas deve levar um documento e a carteira de vacina.
Quem já tomou a primeira dose do HPV não se esqueça de retornar a sala de vacina para tomar a 2ª dose que acontece 6 meses após a 1ª dose.
A meta é vacinar, até o final deste mês, 80% das meninas e meninos nessa faixa etária, informou a Secretária Municipal de Saúde, Ana Barbara Regiani de Oliveira.
Lembre-se de levar a caderneta de vacinação ou um documento de identificação e, na necessidade de outros esclarecimentos entre em contato pelo fone (19) 3842-2622.
Sobre o HPV
Sinônimos: vírus do papiloma humano
HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.
O papiloma é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal. (Do Portal da Secretaria da Saúde do Governo do Estado).
Voltar