Prefeitura realiza teste com extrato pirolenhoso para matar ervas daninhas

15/02/2018 13:57:36

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Serviços Municipais vem realizando nos últimos dias, testes de um novo produto que visa substituir o agrotóxico herbicida glifosato, mais conhecido como “mata mato”, produto usado para matar as ervas daninhas e outras espécies não resistentes, é utilizado ilegalmente na capina química, de substância tóxica, que ocasiona efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Os produtos agrotóxicos herbicidas não são autorizados pela ANVISA para o meio urbano e periurbano das cidades.

Segundo o secretário de Serviços Municipais, o produto testado é de um herbicida natural composto de extrato pirolenhoso, que vem sendo produzido numa carvoaria de Serra Negra. A mistura do ácido pirolenhoso, mais ácido acético e óleo mineral, cuja finalidade é fixar os ácidos nas folhas, vem trazendo bons resultados, além de ter um baixo nível tóxico, disse o secretário. “Observou-se que nos últimos 15 dias teve uma estabilização do crescimento do mato sem agredir o meio ambiente”, concluiu.

O secretário informou ainda que já fez testes com gás de cozinha, óleo diesel e água quente, contudo são meios inviáveis para a prática do uso no dia-a-dia.  

O extrato pirolenhoso é um produto para acabar com as pragas da lavoura. Formado pelo processo de pirolise de lenha de eucalipto que vira carvão vegetal, possibilita a recuperação do solo para a melhor fertilização. De forma concentrada garante rendimento na lavoura e preparo da terra. O uso do extrato fortalece plantações garantindo excelente qualidade na colheita de frutas, verduras e legumes, de fácil aplicação é um produto que não agride o meio ambiente.

 O teste foi realizado numa área de 10.000 mts² e segundo o secretário de Serviços Municipais,  deverá ser realizado por mais 15(quinze) dias para uma análise certeira.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência