Audiência Pública definiu três prioridades para os segmentos turísticos de Serra Negra

14/06/2017 17:14:55

 Na noite de ontem, dia 13, no Palácio Primavera, aconteceu a Audiência Pública do Turismo de Serra Negra. A audiência foi aberta ao público sem restrições e promovida pela Prefeitura Municipal e pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra). Foi o primeiro passo para a elaboração do Plano Diretor de Turismo que, com base em pesquisas de demanda, inventário da oferta turística, estudos técnicos do ambiente atual e previsões futuras que visam possibilitar a criação de uma política municipal de turismo.

O palestrante da noite foi Carlos Tavares, ex-secretário de Turismo do município de Socorro, que alertou aos presentes, “o destino é um produto turístico e deve ser divulgado e trabalhado para que o cliente possa escolher onde vai passear e passar os seus dias de lazer”, e lembrou que, “todo produto tem um ciclo de vida e a cada cidade cabe fazer a sua lição de casa”, salientou.

Três segmentos do Turismo foram votados pelos presentes, dos quais visam possibilitar o rumo do turismo em Serra Negra:

O 1º lugar ficou para Turismo, Negócios e Eventos;
O 2º lugar para Turismo Rural;
E o 3º para Turismo e Saúde;

 

 

Atualmente Serra Negra recebe verba do DADETUR - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos - é um recurso que está disponível para cada estância turística no orçamento do Governo do Estado todos os anos. E, para recebê-lo, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada.

Esses objetos são apresentados primeiramente ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e, após aprovação, seguem ao Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, por meio de planos de trabalho. Quando o Conselho aprova os objetos, a Prefeitura desenvolve um projeto para cada um deles, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receber do DADETUR. O departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e DADETUR, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado. A partir daí, os recursos começam a ser liberados.

O orçamento é disponibilizado para cada cidade, anualmente, também varia de acordo com a participação do próprio município na composição do Fundo de Melhoria das Estâncias. Segundo o Prefeito Municipal, “Serra Negra recebe três milhões anualmente de recursos do DADE, contudo para esse ano de 2017 houve uma contingência de um milhão e receberá apenas dois milhões”, ressaltou o prefeito no debate.

Estiveram presentes autoridades do município, vereadores, secretários, representantes do comércio, bares e restaurantes e hotelarias, jornalistas e sociedade civil.



Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência