Senai comemora 71 anos

05/03/2013 10:55:58

Criado pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei nº 4.048, de 22 de janeiro de 1942, com a missão de organizar e administrar, em todo o país, escolas de aprendizagem para industriários, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) completou no dia 22/01/2013 exatos 71 anos de existência, com uma trajetória pautada pela excelência na educação e profissionalização de gerações de brasileiros.

“São 71 anos de serviços prestados ao país, formando pessoas”, destaca Paulo Skaf,  presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) e do Senai-SP, lembrando que desde a sua criação o lema da entidade é o aprender fazendo. “As pessoas não ficam só na teoria, mas têm principalmente a parte prática. As escolas do Senai são verdadeiras fábricas, com laboratórios, máquinas, equipamentos.”

O líder empresarial ressalta ainda a importância desse serviço à formação profissional. “É a forma de se dar realmente oportunidade às pessoas e, ao mesmo tempo, desenvolver a indústria, pois a mão de obra qualificada é essencial para o segmento.” E conclui: “O Senai tem essa missão. Temos faculdade, cursos superiores, curso técnico, curso de curta duração, até formação de mão de obra nos próprios canteiros. É muito importante o Brasil ter uma instituição como o Senai”.

O diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, recorda que o primeiro Departamento Regional da instituição surgiu na capital paulista, referindo-se à  Escola Senai “Roberto Simonsen”, localizada no bairro do Brás. E observa que desde então tradição e modernidade sempre conviveram em harmonia.

“O que é feito hoje inspirou-se em modelos que deram certo desde sua criação, mas  em sintonia com as necessidades do mercado e as novas tecnologias. O Senai-SP está sempre se renovando. E eu tenho certeza de que com essa visão, e com a visão do presidente Paulo Skaf, ligada ao fato que tradição e modernidade são coisas que se complementam, o Senai vai ter uma longa vida”.
Credibilidade

A implementação de cursos de formação profissional e serviços técnicos e tecnológicos sintonizados com as demandas dos setores produtivos justificam essa longevidade de sucesso e credibilidade. Uma realidade que se traduz em números: no Brasil, o Senai é responsável por 809 unidades operacionais, sendo 471 fixas e 338 móveis. Somente o Estado de São Paulo possui uma rede com 164 escolas (90 fixas e 74 móveis).

O ensino de qualidade do Senai atrai todos os anos milhares de estudantes e trabalhadores que buscam qualificação profissional. Desde a sua criação até 2012, a entidade capacitou quase 55 milhões de pessoas em todo o Brasil e mais 26 milhões em São Paulo, Estado onde foram realizadas no ano passado quase um milhão de matrículas distribuídas pelos cursos de Aprendizagem Industrial, Técnicos, Superior, Formação Continuada e Educação de Jovens Adultos (EJA).

A excelência no trabalho desenvolvido pelo Senai também pode ser traduzida pelos investimentos em melhorias e modernidade de seus equipamentos, bem como a criação de novos cursos. Somente no ensino superior do Departamento Regional de São Paulo, foram criadas sete faculdades, sendo quatro na Capital, duas no interior (Campinas e  Sorocaba) e uma no Litoral (Santos).

Em Serra Negra, pólo conta com vagas

O centro de treinamento Senai de Serra Negra, situado no Centro de Convenções Circuito das Águas Paulista tem vagas em diversos cursos. As inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional podem ser feitas para:
Pedreiro assentador/Noite
Pedreiro revestidor/Noite
Eletricista instalador residencial/Noite e aos sábados
Instalador hidráulico residencial (encanador)/Noite
Costureiro de máquina reta e overloque/Manhã/tarde/noite e aos sábados
Modelista de roupa/ manhã /Noite e aos sábados
Desenhista de moda/Noite e aos sábados
Mecânico de máqui reta e overloque/Noite
Confeccionador de bolsa em couro e sintético/Noite e aos sábados
Assistente de departamento pessoal/Noite
Assistente administrativo/Noite e aos sábados
Assistente de contabilidade/Noite
Tecelão de malhas em máq. retilínea /Vagas em breve a noite

Mais informações: (19) 3892-4204 ou no CT do Senai, na rua Nossa Senhora do Rosário (Centro de Convenções).
                                                                                                                             

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência