Carnaval de Serra Negra é destaque na Globo!

17/01/2017 10:45:42

 

Enquanto algumas cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) já anunciaram o cancelamento do Carnaval neste ano, Serra Negra, no Circuito das Águas, tem a expectativa de ser o centro da folia nos cinco dias de festa. O município com pouco mais de 27 mil habitantes espera receber 500 mil visitantes - volume 1.850% maior que a população local.

Na contramão de cidades maiores, como Campinas, Americana e Piracicaba, que cancelaram a festa alegando problemas financeiros, Serra Negra mantém em seu orçamento a destinação de verba para o evento. "Nosso carnaval é tradicional, voltado para o turismo. O pessoal adora, e prestigia nosso comércio, nossa hotelaria. Vão ser todos muito bem-vindos para o nosso carnaval", afirma Maria Cecília Murr, diretora de turismo.

Desfiles de escolas de samba e blocos animam foliões em Serra Negra (Foto: Reprodução EPTV)Desfiles de escolas de samba e blocos animam
foliões em Serra Negra (Foto: Reprodução EPTV)

De acordo com informações da pasta, 300 mil pessoas passaram pelo município no ano passado e a expectativa é que o público chegue a 500 mil visitantes neste ano. "Serra Negra vive do turismo. O carnaval é cultural da cidade. Mesmo com toda a crise, a prefeitura mantém o apoio", destaca Islan Silva, organizador do bloco Dancing Days, que desfila na cidade.

A estância turística prepara uma programação para a família. "Teremos carnaval na Praça João Zelante durante à tarde, matinê para as criança na praça Sesquicentenário, banda de axé para os jovens ma Avenida Laudo Natel e à noite desfile dos blocos locais e trio elétrico", conta Maria Cecília.

Corte da folia
A secretaria de Turismo de Serra Negra abriu inscrições para a escolha da corte do Carnaval 2017. As inscrições estão abertas até o dia 7 de fevereiro, no Palácio Primavera Ricardo Nagib Izar, na Praça Sesquicentenário, s/n, das 9h às 12h e das 15h às 17h30. O interessado deve levar cópia do RG, CPF e comprovante de renda, e duas fotos (uma de rosto e outra de corpo inteiro). Apenas maiores de 18 anos podem participar.

A escolha do rei Momo, da rainha e das princesas do Carnaval de Serra Negra será realizada no dia 11 de fevereiro, na praça João Zelante, às 19h.

Carnaval 2017 Regiões de Campinas e Piracicaba
Cidades que cancelaram o carnaval Americana, Campinas, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Morungaba, Nova Odessa, Piracicaba e Rio das Pedras.
Cidades que
já confirmaram
a folia
Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Cordeirópolis, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Indaiatuba, Itapira, Lindóia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Santo Antônio de Posse, São Pedro, Serra Negra, Socorro e Tuiuti.
Cidades que ainda não definiram a programação Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Ipeúna, Iracemapólis, Limeira, Mogi Mirim, Monte Mor, Mombuca, Pedreira, Pinhalzinho, Rafard, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio do Jardim, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Sem carnaval
Além de Serra Negra, outras 16 cidades já confirmaram que vão investir no carnaval, enquanto 23 municípios ainda avaliam se a festa vai fazer parte do calendário de comemorações (veja quadro ao lado). Mas em oito cidades, o carnaval está oficialmente cancelado em 2017. Entre elas Campinas, Piracicaba, Americana e Jaguariúna. Em todas, o motivo é a falta de dinheiro.

As prefeituras decidiram não investir no carnaval por dificuldades no orçamento. As administrações municipais acreditam que podem economizar e priorizar o pagamento de dívidas.

Campinas, aliás, anunciou a suspensão do carnaval pelo segundo ano consecutivo. Após o último desfile, em 2015, as comunidades não recebem mais verba da Prefeitura e buscam alternativas por conta própria. Messias Souza da Silva, presidente da Unidos do Shangai, programa o fechamento de uma das ruas do bairro para que a bateria da escola faça a festa. "A comunidade está pedindo. Sambistas sentem muita falta", diz.

 

fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2017/01/serra-negra-de-27-mil-habitantes-espera-500-mil-folioes-no-carnaval.html

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência