Saúde está orientando sobre a prevenção contra a Gripe

04/07/2013 11:53:16

A prefeitura de Serra Negra está intensificando o trabalho de orientação quanto a prevenção de contágio de vírus da gripe. A secretaria da Saúde está apresentando em todas as unidades da rede cartazes e panfletos que explicam sobre as ações preventivas para evitar a doença.

A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país.

O período de incubação da influenza dura de um a quatro dias. A transmissibilidade em adultos ocorre principalmente 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre. Nas crianças pode durar em média 10 dias, podendo se prolongar, por mais tempo em pacientes imunossuprimidos.

O secretário da Saúde salientou que Serra Negra não possui nenhum caso de Influenza confirmado. “Apesar do número zero de casos, estamos monitorando diuturnamente. Em caso de dúvidas, indicamos ao munícipe que vá até o Posto de Saúde ou contate a VE – Vigilância Epidemiológica”, afirmou o secretário.

Vale acrescentar que para turistas e visitantes em Serra Negra, a secretaria da Saúde também possui um stand na praça Prefeito João Zelante. “Existe sim essa preocupação, pois a cidade recebe milhares de turistas durante o Festival de Inverno. Lá também serão fornecidas informações”, ressaltou.

A coordenadora da VE de Serra Negra, apresentou as chamadas medidas de etiqueta para evitar a Influenza. “O vírus da gripe pode estar em muitos lugares, só que você não vê. Por isso a importância de tomar as medidas preventivas”, finalizou.

 
SINAIS E SINTOMAS

Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril (temperatura ≥ 37,8°C), usualmente declinando após 2 a 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais acentuada em crianças do que em adultos.

Os demais sinais e sintomas comuns são habitualmente de aparecimento súbito, como:

- Calafrios;                                       - Mal-estar;                       - Cefaleia;                          - Mialgia

- Dor de garganta;                          - Artralgia                          - Prostração;                     - Rinorreia;

- Tosse seca. 

Podem ainda estar presentes:

- Diarreia;                                         - Vômito;                           - Fadiga;                             - Rouquidão;

- Hiperemia conjuntival.

As queixas respiratórias, com exceção da tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. A rouquidão e a linfadenopatia cervical são mais comuns em crianças. A tosse, a fadiga e o mal-estar frequentemente persistem pelo período de uma a duas semanas e raramente podem perdurar por mais de seis semanas.

ORIENTAÇÕES

Medidas que evitam a transmissão da influenza e outras doenças respiratórias 

- Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência