CAPS de Serra Negra passará a atender pacientes do uso de álcool, crack e outras drogas

05/12/2016 12:11:24

  

O Serviço de Saúde Mental do município, composto pelo Ambulatório de Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS,  atualmente passa por processo de reestruturação.

A Secretária Municipal de Saúde  informou que a procura pelo serviço de Saúde Mental vem aumentando desenfreadamente. Segundo ela, isso se deve principalmente ao aumento significativo do abuso de álcool e outras drogas. Ao entendimento da necessidade de tratamento das doenças mentais e de uma nova visão que vai além das internações psiquiátricas, respaldado e estimulado pela reforma psiquiátrica, além da conscientização da população da importância do cuidado com as emoções e a mente. Ainda destacou, “em função disso, percebeu-se a necessidade urgente de reestruturação dos serviços para melhor atendimento da população”. 

          A Coordenadora de Saúde Mental do município  ressaltou que o serviço de Saúde Mental de Serra Negra existe há bem mais de uma década. Começou timidamente com apenas um profissional e foi se estruturando até que em maio de 2006, houve a implantação do CAPS no município e o fortalecimento do Ambulatório de Saúde Mental. Com isso, as equipes dos dois serviços foram se ampliando e novos projetos definiram um trabalho consistente e de resultados.

          Para a coordenadora, o processo atual de reestruturação prevê a curto, médio e longo prazo, desde a adequação e melhoria do espaço físico, contando com uma proposta de ambiência que atenda e favoreça um processo terapêutico e de transformação pessoal e social, passando pela estruturação das equipes para desenvolvimento das propostas terapêuticas, até um projeto de impacto social de transformação.

          Teresa Cristina destacou que atendendo à Portaria nº 3088 de 23/12/2011 do Ministério da Saúde, a partir do dia 5 de dezembro de 2016, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) passará a atender, além dos transtornos mentais graves e persistentes, os pacientes que tiverem necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. Esse serviço era oferecido pelo Ambulatório de Saúde Mental, com vários grupos específicos de atendimento e passarão a acontecer no Centro de Atenção Psicossocial pela mesma profissional responsável.

          Esta mudança favorecerá o acolhimento aos pacientes que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas já que a estrutura do serviço do CAPS oferece a possibilidade de participação em atividades e projetos com maior disponibilidade de horário caso haja necessidade e indicação.

           

          Ainda para 2017 está previsto a estruturação de um Projeto de Prevenção para o município de Serra Negra, que será desenvolvido pelo Ambulatório de Saúde Mental e apoiado pela rede de Saúde Mental. Também para 2017 está já definido o investimento na melhoria dos espaços físicos (Ambulatório e CAPS), ampliação e capacitação das equipes.

          “Nossa proposta é construir espaços de transformação, onde se possam expressar ideias e, de fato, promover mudanças, entre elas a desmistificação da doença mental, por onde possa passar a desconstrução do preconceito e a construção de conceitos realmente mais saudáveis e produtivos”, ressaltou a Coordenadora.

          

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência