Cerca de mil gestantes foram atendidas pelo Projeto “Amor Perfeito” em Serra Negra

25/10/2016 11:45:12


O Projeto Amor Perfeito é desenvolvido no Fundo Social de Solidariedade  de Serra Negra desde 2009, com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Casa da Agricultura.

Este projeto surgiu a partir de uma inquietação existente entre os profissionais de saúde, ao notarem tamanha falta de informação por parte das gestantes atendidas na rede pública de saúde do município e também por conta do alto índice de mortalidade infantil existente na época. Atualmente temos 08 profissionais envolvidos no Projeto, sendo eles, 02 enfermeiras, 01 psicóloga, 01 nutricionista, 01 dentista, 01 médica Pediatra, 01 médica obstetra e uma Assistente Social.

O Projeto é desenvolvido da seguinte forma:

As gestantes são selecionadas por grupos de acordo com a idade gestacional.

Cada grupo participa de seis encontros, sendo um por mês, durante seis meses. 05 deles no Fundo Social no período da tarde e um na Maternidade Santa Rosa de Lima, no período da manhã.

1º encontro: psicóloga e nutricionista, para dar orientação psicológica e nutricional no início da gravidez.

Os encontros, 2º, 4º e 6º são com a médica obstetra, que dividi o desenvolvimento fetal em três fazes, do 1º ao 3º mês, do 4º ao 6º mês e do 7º ao 9º mês. Passando para elas informações necessárias para cada momento.

3º encontro: Dentista e Enfermeira de amamentação, nesta faze as gestantes são orientadas sobre o preparo das mamas que deve ser feito durante a gravidez e sobre a importância de realizar tratamento odontológico nesta fase.

5º encontro: Médica Pediatra e Enfermeira Pediatra. Neste encontro faz-se uma visita nas dependências da maternidade e logo após uma palestra com estes profissionais, sobre os primeiros cuidados com a criança.

No final destes seis encontros as gestantes são agraciadas com um enxoval de bebê, que contém os seguintes itens, banheira, fralda descartável, fralda de pano, macacão, conjunto de bory, manta, cobertor e toalha de banho.

O Principal objetivo do Projeto Amor perfeito e a abertura de um espaço para troca de experiências entre as gestantes e os profissionais. Proporcionando as gestantes mais segurança e qualidade de vida para as mesmas e seus bebês.

Até o momento o projeto já atendeu aproximadamente mil gestantes, sendo na sua maioria gestantes atendidas pela rede pública de saúde.

O trabalho desenvolvido por esta equipe colaborou com a redução da mortalidade infantil no município. A taxa de mortalidade infantil de Serra Negra caiu para 3,4 mortes para cada mil nascidos vivos em 2014. Ano retrasado, houve o registro de 295 crianças nascidas com vida no município e a morte de uma criança com menos de um ano de idade.As informações são da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade com base nas estatísticas do registro civil. 

 Para mais informação sobre o projeto, entre em contato com o Fundo Social de Solidariedade nos telefones (19) 3842-2466 ou (19)3892-2668.

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência