Vacinação contra Raiva atrasa em todos os municípios e pode ficar só para 2016

03/12/2015 11:34:45

A Prefeitura Municipal informa que o Ministério da Saúde adiou a entrega da vacina antirrábica animal para o Estado de São Paulo, dando prioridade a outras regiões com maior risco de contaminação pelo vírus. O município de Serra Negra está suspendendo a Campanha de Vacinação Contra Raiva que estava prevista entre os meses de novembro/dezembro de 2015, e agora pode ficar só para 2016.  

O documento do Ministério da Saúde enviado as secretarias não informa os motivos da "revisão", ou seja, de quando acontecerá de fato a vacina. Diz que, à medida que forem recebidas, as vacinas serão distribuídas para Estados prioritários, onde há "iminente risco de transmissão de raiva".


Doze Estados estão nessa lista: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá.


Segundo o documento, as campanhas devem iniciar somente a partir de novembro (o que já passou) ou, ainda, no primeiro trimestre de 2016.


Cerca de 30 milhões de doses estão previstas. Recebidas do governo federal, as doses são distribuídas aos municípios, que organizam a campanha com os Estados.


As campanhas de vacinação costumam mobilizar prefeituras e donos de animais.Pesquisa divulgada neste ano por IBGE e Ministério da Saúde mostra que, em 44% dos domicílios, há pelo menos um cachorro.


A estimativa é que haja 52 milhões de cães no país e  22 milhões de gatos.


Segundo o Secretário Municipal de Saúde, “o ideal é que a vacinação ocorra a cada ano, uma vez que a vacina garante uma proteção imunológica por 1 ano .O perigo em postergar é o enfraquecimento da imunidade do animal", destacou.

Diante do quadro, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os proprietários de cães e gatos busquem vacinar seus animais em estabelecimentos particulares.

 

 

Raiva

A raiva é uma doença viral. O vírus da raiva está presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta letalidade em humanos próxima de 100% . O vírus da raiva é neurotrópico e sua ação no Sistema Nervoso Central - SNC causa quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios.

O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras. Nos cãesespecificamente, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um "uivo rouco", e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

Em caso de suspeita procure um veterinário para avaliação.

Apenas os mamíferos transmitem e adoecem pelo vírus da raiva. Como já referido, no ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. Outros reservatórios silvestres são: macaco, raposa, coiote, chacal, gato do mato, jaritataca, guaxinim e mangusto.

 

Saiba mais...

O que fazer em caso de agressão ao homem por algum dos animais mencionados acima mesmo que esteja com o estado vacinal atualizado:

 

·        Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;

·        Procurar o Serviço de Saúde mais próximo para avaliação e prescrição de profilaxia antirrábica humana  adequada( vacinação);

·        Não matar o animal, e sim deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva;

·        O animal deverá receber água e alimentação normalmente, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais;

·        Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde;

·        Nunca interromper a profilaxia antirrábica humana(vacinação) sem orientação de um  profissional da saúde;

·        Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o Serviço de Saúde.

 

 A Prefeitura Municipal informa ainda que a Secretaria Municipal da Saúde vem acompanhando diariamente as informações do Ministério da Saúde, e caso haja qualquer alteração no calendário a população será informada.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência