Vigilância Epidemiológica alerta sobre a Febre Amarela

02/12/2015 12:10:20

 

A Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Saúde - Vigilância Epidemiológica - orienta as pessoas a tomarem a vacina contra a Febre Amarela para quem vai viajar para regiões de risco. A vacina é gratuita. O cidadão deve procurar a sala de vacina da Unidade de Saúde Dr. Firmino Herminio Cavenaghi, localizado na Rua Dr. Firmino Cavenaghi, s/n, Centro, todas as sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Deve-se levar a carteirinha de vacinação ou um documento de identidade com foto.

 

Saiba mais sobre a Febre Amarela

 

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.  É transmitido pela picada do mosquito infectado tanto em área silvestre como urbana, pois o vírus e evolução da doença é o mesmo, o que diferencia é o transmissor. 

O transmissor na área silvestre (ciclo silvestre) é o mosquito Haemagogus e na área urbana (ciclo urbano) mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). E não transmite de pessoa para pessoa.

 

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

 

Tratamento: O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

 

Prevenção: A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.

 

A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano e é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos) e em caso de viajantes com destino  para a área de risco a vacina deve  ser aplicada 10 dias antes da viagem sobretudo àqueles que pretendem realizar atividades em áreas silvestres, rurais ou de mata.


Segundo o Ministério da Saúde, em 2015 destaca-se a ocorrência da Febre Amarela em regiões turísticas de Goiás e Mato Grosso do Sul e em áreas do Distrito Federal e de Tocantins.

 

Para mais informações contate (19) 3842 2622 - Unidade de Saúde Dr. Firmino Herminio Cavenaghi.

 

 PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO CASO APRESENTE ALGUM DOS SINTOMAS MENCIONADOS ACIMA E TENHA VIAJADO PARA ALGUMA DAS ÁREAS DE RISCO.

 

MANTENHA SUA CASA E CIDADE LIMPA !

O MOSQUITO DA FEBRE AMARELA É O MESMO DA DENGUE !

E DENGUE MATA!!

 

Fontes: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/sobre.php

 http://www.cives.ufrj.br/informacao/fam/fam-iv.html

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência