Escolas Municipais de Serra Negra tem redução expressiva de cárie entre crianças de 3 a 6 anos

18/11/2015 16:27:57


A partir do mês de agosto de 2010 a Secretaria da Saúde iniciou, em parceria com a secretaria de Educação e Cultura, um programa nas EMEIS de Serra Negra. A filosofia foi a de prevenir a doença cárie e a má oclusão nas nossas crianças.

Palestras foram feitas, motivando as crianças a abandonarem os hábitos deletérios, explicando em linguagem adequada o porquê deveriam fazer isso.

Uma auxiliar de saúde bucal, vestida com uma fantasia de pelúcia percorria as escolas, pedindo às crianças que se desfizessem das suas chupetas, “nanas” e mamadeiras, depositando-as em uma grande lata de lixo amarela, decorada, explicando de forma lúdica o quanto o seu uso poderia prejudicar o formato das suas arcadas futuramente, além de estimulá-los a fazer uma boa alimentação, ingerindo alimentos saudáveis e estimulando a mastigação, muito importante para o desenvolvimento orofacial.       

Foram as próprias crianças, por meio de voto, com cédulas e urnas, que escolheram o nome da mascote: Donatelo.  De tempos em tempos o tigrinho  Donatelo volta às escolas para conversar com as crianças e recolher os objetos.   Ao mesmo tempo, uma dentista da prefeitura, especialista em Odontopediatria, acompanhada por uma auxiliar de saúde bucal, examinava cada criança da escola, previamente autorizada pelos pais das mesmas.

As crianças que apresentaram problemas bucais de qualquer espécie foram encaminhadas aos postos de saúde, após comunicação aos responsáveis. Aquelas que só necessitavam do tratamento preventivo recebiam a profilaxia e a aplicação tópica de flúor profissional, na própria escola.

Escovas dentais infantis e creme dental com flúor (em concentração de acordo com a preconizada pelas associações mundiais de odontologia) foram distribuídos sistematicamente nas escolas fornecidos pela Prefeitura Municipal. Os resultados positivos puderam ser observados após cinco anos, com  o levantamento epidemiológico nacional.

Participaram do programa uma média de 845 crianças, com idade entre 03 e 06 anos de idade, frequentadoras das EMEIS da cidade.

No levantamento, feito anualmente, apurou-se uma redução do índice de cárie (CEO), de 1,84 para 1,20, sendo que a OMS estabelece a meta de 3, para crianças até 12 anos. A mesma organização preconiza que somente 50% das crianças até cinco anos deveria apresentar a doença cárie. “Em nossa cidade, Serra Negra, no ano de 2015, somente 27,8% delas apresentaram indícios da doença, ou seja, muito além da meta estabelecida”, relatou a Odontopediatra responsável.

 O estudo mostra que houve redução expressiva do índice de cárie nas nossas crianças, o que vem mostrando ao longo do tempo, que a doença cárie, embora impossível de ser erradicada, pode ser controlada com sucesso na população, quando há vontade no sentido de se praticar a ação correta, com profissionais especializados e gestão política engajada no processo de executar as ações.

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência