Secretário Municipal de Saúde visita hospital Fundação Amaral Carvalho

17/11/2015 10:21:46


 O Secretário Municipal de Saúde  e sua equipe realizaram na última semana uma visita técnica ao Hospital Fundação Amaral Carvalho, localizado em Jaú, cerca de 250km de Serra Negra.

A visita se deu com intuito de conhecer as dependências do hospital, espaço físico, os alojamentos conjuntos onde os pacientes de rádio e químio terapia realizam o tratamento, em especial, com o acolhimento dos pacientes oncológicos de Serra Negra.

Na ocasião, o secretário aproveitou para solicitar acolhimento de novos pacientes, “apesar de Jaú não ser referência regional em saúde para o município de Serra Negra, eles estão nos acolhendo mais rápido do quê as nossa próprias referências, que são Unicamp, Puc, Hospital Mário Gati, entre outros”, desabafou o secretário da pasta.

Segundo a secretaria de Saúde, em Serra Negra há cerca de 80 casos de pacientes com diagnóstico da doença que necessita do tratamento. Atualmente a Prefeitura Municipal sede o transporte semanalmente a esses pacientes até as diversas unidades que atendem, em especial para Jaú são 25 pacientes. Para uma paciente que não quis identificar-se, disse “ é uma benção poder receber esse apoio e preocupação do prefeito com a gente, não sei o que seria de mim sem essa especial atenção”, emocionada falou.

O Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú, lançou nesta semana de novembro duas publicações estatísticas sobre câncer. O “Relatório Epidemiológico do Registro Hospitalar de Câncer”, com dados de 2005 a 2012, traz informações sobre pacientes atendidos na unidade, independentemente da cidade de origem.

A partir de 2016, o Amaral Carvalho terá estrutura voltada à prevenção do câncer de endométrio. Segundo a médica Lenira Maria Queiroz Mauad, coordenadora do programa de prevenção do câncer ginecológico, foi detectado um aumento nesse tipo de doença, que acomete mulheres na faixa dos 60 anos.

Trata-se de uma consequência no aumento na sobrevida do câncer de colo do útero, mais comum entre pacientes com idade entre 35 e 40 anos de idade. Com isso, deve ser inaugurado em dezembro o Centro de Diagnóstico Precoce de Doenças do Endométrio, estrutura inédita no Amaral Carvalho.

O centro fará exames de vídeo-histeroscopia, para rastreamento do câncer de endométrio. O procedimento já é feito no Amaral de forma assistencial, e passará a ser realizado de forma preventiva. 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência