Saúde faz campanha de doação de Sangue no dia 04 de novembro

21/10/2015 17:03:56

 

A Secretaria Municipal da Saúde apoia e é parceira da Campanha Municipal de Doação de Sangue que acontece no próximo dia 04 de novembro, na sede do Centro Espírita Joana D’Arc, das 9h às 12h, à Rua Allan Kardec, nº 53 para a coleta periódica de sangue de doadores do município.

 

Uma equipe do Hemocentro da Universidade de Campinas – Unicamp é quem realizará o trabalho, cujo objetivo da iniciativa é ajudar no abastecimento dos bancos de sangue e hemoderivados. Na cidade, o Hospital Santa Rosa de Lima faz parte da campanha.

 

Para realizar a doação, o interessado tem que ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, estar clinicamente saudável, evitar alimentos gordurosos (ex. manteigas, bacon, ovos, gordura animal, etc.) nas 4 horas que antecedem a coleta de sangue, alimentando-se bem no dia, e portar um documento de identificação com foto.  
 

 

Antes da coleta o doador deve:

 

Não fumar por 2 horas antes e após a doação de sangue; não tomar bebidas alcoólicas por pelo menos 8 horas antes e 2 horas após a doação de sangue; no dia da doação o doador não deve carregar peso ou fazer força com o braço em que foi feita a doação, praticar esportes, fazer esforços físicos ou realizar atividades de risco (mergulhos, pilotar avião, alpinismo e outras);

 

 Depois da coleta o doador precisa atentar-se por alguns cuidados:

 

Descansar e tomar líquidos na sala de doadores; permanecer na sala por pelo menos 15 minutos; aumentar a ingestão de líquidos nas próximas 24 horas; não molhar o curativo por aproximadamente 4 horas; se após a saída do local de doação você observar o aparecimento de mancha roxa ou dor contínua no braço em que fez a doação, procure o serviço ou atendimento médico.

 

O secretário da saúde informa que a Prefeitura Municipal disponibilizará no local de doação uma ambulância, para garantia daquele que possa,em eventual situação, necessitar de transporte até a Unidade Municipal de Saúde. Solicitamos à população que tem as características exigidas de doador a colaboração na participação da Campanha, pois “a procura, a necessidade por sangue sempre é grande e desproporcional ao número de doadores”, salientou o Secretário da Saúde.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência