Canil da Guarda Civil apresenta as habilidades de “Dog show” neste sábado (10)

09/10/2015 16:14:45

 

Saiba mais...

 

A Prefeitura Municipal de Serra Negra por meio da iniciativa do Canil da GCM (Guarda Canil Municipal) apresenta o Projeto de Palestras Educativas com demonstrações de “Dog Show” nas Escolas do Município durante todo o ano letivo.

 

O projeto começou a ser implantado no dia 24/10/2014 na EMEB “Profa. Rosalba Perondini Salomão” e permanece até os dias de hoje perpassando todas as escolas municipais.

 

Para o Comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Boccato, “esse é um projeto de palestra educativa junto às escolas municipais da cidade, onde as crianças poderão conhecer o trabalho desenvolvido e entendam que esses mesmos animais podem ser utilizados em operações junto a GCM para ajudar na segurança da população em diversas situações”, disse.

 

 

Os quatro cães da GCM são treinados pelos instrutores do canil Rocha e Belini, Guardas Civis Municipais e são apresentados aos alunos: a rottweiler Laika, o pastor de malionois Mike, o pastor de malionois Iron e a pastora de malionois Aika.

 

Os cães já foram vistos em várias operações da GCM, grandes eventos como carnaval, rodeio, shows e festas populares.

 

Para o Prefeito de Serra Negra,“a Guarda Municipal está sendo fortalecida com a melhoria de seus serviços, e os cães vêem fazer parte da integração da corporação como força de segurança e, apresentá-los para as crianças é muito importante para conhecerem o trabalho de treinamento dos cães ”, ressaltou.

 

Apresentações

 

São feitas simulações de situações reais na quadra da Escola pelos dois instrutores e GCM.

 

Dentre elas, o cão demonstra ter habilidade e obediência para o que eles chamam de “Dog Show”, com vozes de comando como: senta, junto, morto, vivo, pose para a fotografia, dentre outras, o animal cumpre com todas as apresentações.

 

Numa outra situação, o cão faz uma busca de entorpecentes escondido num buraco. É usado um objeto da droga e uma bola, com odor característico de entorpecentes, escondida. O objeto é colocado dentro de uma caixa de madeira com buraco.  O animal faz a busca rapidamente e localiza o material escondido.

 

 

“Basicamente o que a gente faz é selecionar o cão que tenha uma aptidão muito grande pela brincadeira, pelo impulso de caça. Então pegamos um brinquedo, no caso uma bola, e quando ele fica obcecado pelo brinquedo, começamos a introduzir o odor característico de uma substância que nós queremos que seja identificada pelo animal. Ou seja, associamos que para ele ganhar o objeto e continuar brincando, tem que detectar com uma indicação ativa, latindo, com a pata raspando o local e olhando firmemente para o lugar de onde vem o odor”, detalha o instrutor Belline.

 

Numa outra simulação, o ataque. Com voz de comando o instrutor pede para que ele se aproxime do “cidadão” que veste roupa especial e encontra-se imóvel, e ao fazer movimentos bruscos, ouve o comando para o ataque e o animal fez o que foi treinado, mordendo o braço do agressor, rendeu o “cidadão” e só soltou quando recebeu um novo comando. Rocha explica que “é uma mordida técnica, uma mordida controlada e somente num local, ou braço ou perna ou costas”.

 

Entre outras situações são simuladas às crianças que a todo o momento aplaudem e se encantam com as apresentações.

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência