Aniversário da cidade é pauta no blog de estudantes de jornalismo

28/09/2015 10:22:46

 

 
http://www.osfilhosdapauta.com.br/post.php?idPostBlog=25
 
 

Serra Negra completa 187 anos

Cidade da Saúde faz parte do Circuito das Águas

Por Daniel Camargo 24/09/2015 16:34:17


Foto: Reprodução | Serra Negra vista por trás do Cristo

A estância hidromineral de Serra Negra completou, na última quarta-feira (23), seus 187 anos. O aniversário da cidade está atrelado ao fato de, nesta data, em 1828, ter ocorrido a concessão da Capela Curada (termo que institui uma paróquia), construída em terras que pertenciam a Lourenço Franco de Oliveira, que teve como intuito a vinda de um padre designado a "conduzir aquelas ovelhas".

Considerado o fundador, e um dos - senão o - mais importante nome da história da cidade, Lourenço Franco de Oliveira (1775 – 1883) atualmente dá nome a uma praça da cidade, a qual possui um busto seu, além da escola pública estadual, localizada no centro da cidade.

Nascido em Bragança Paulista, fixou residência no hoje chamado Bairro das Três Barras, para em sua fazenda criar gado e cultivar cereais, propondo aos moradores da região a fundação de uma pequena capela. A partir daí foi alavancado um processo que resultou na elevação de Serra Negra, em 21 de abril de 1885, à categoria de cidade.

A década de 1880 foi determinante para a formação do aspecto cultural da cidade, devido à chegada, em grande quantidade, de famílias imigrantes de italianos, que vieram para trabalhar nas lavouras de café. A comercialização do café produzido foi impulsionada pela construção de linhas férreas, especificamente a Companhia Mogiana – locomotiva que fazia o trajeto entre Serra Negra e Campinas.

O fim do café e o reconhecimento de sua água

Em 1929 a economia cafeeira, tão forte na época, veio a decair por conta de diversos fatores, desde a queda da qualidade do produto até a quebra da bolsa de Nova York. A cidade obviamente sofreu, porém já havia começado a explorar outros benefícios de sua terra, as águas mineiras da região, por exemplo. Nove anos depois, a cidade foi intitulada pelo então presidente da república Washington Luís, como a "Cidade da Saúde", em reconhecimento à qualidade de sua água mineral.

Turismo impera

Atualmente o município faz parte do Circuito das Águas Paulista, que conta com mais 8 municípios. Juntos, eles produzem 55% de toda a água mineral consumida no Brasil. Seu foco principal no momento é o turismo que teve, obviamente na água mineral, hoje encontrada em diversas fontes pelo centro da cidade com destaque para seu nome e as benevolências que podem proporcionar a saúde, a sua maior impulsão. Por isso, a cidade investiu no setor hoteleiro, apta a receber os visitantes que queiram desfrutar da cidade.

Opções de lazer

Muitos são os pontos ou passeios que tornam este destino uma escolha certa para a diversão e dias de tranquilidade. Há um Cristo Redentor, famoso nas cidades da região, o qual se pode ter acesso apenas em Serra Negra, dentre as cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista, seja por ruas ou pelo charmoso teleférico da cidade, que propicia uma vista encantadora.

Pode-se também passear pelas ruas da cidade através das tradicionais "Maria Fumaça", ou simplesmente aproveitar o comércio local – forte na venda de malhas. A estrutura da estância ainda disponibiliza aos turistas o Centro de Convenções Circuito das Águas, onde são realizados grandes congressos e eventos. Mas, apesar da fama de calmaria, Serra Negra também pode proporcionar aventuras radicais através da prática de esportes por suas belas paisagens como, por exemplo, o voo de Asa Delta.

Porque visitar Serra Negra?

É inegável que a cidade conta com belas vistas, arquiteturas históricas, lindas fontes e o mais importante: o fato de ser um lugar acolhedor, repleto de pessoas receptivas e felizes por ali viverem em meio a natureza e ser parte integrante de uma região rica, tanto no aspecto cultural quanto na beleza e no lazer.

 
Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência