Estação meteorológica é instalada em Serra Negra

18/08/2015 11:05:59

 

 

A Prefeitura Municipal recebeu a instalação de uma Estação Meteorológica Automática - EMA, que serve para monitorar a chuva, temperatura do ar e umidade relativa do ar. Estes são os dados coletados e armazenados pela Estação Meteorológica, já em funcionamento, na área verde do Centro Esportivo Dr. Mario Pereira dos Santos -  popularmente conhecido como Discão, em Serra Negra.

 

Com a instalação, o município passa a contar com informações sobre sua situação climática, em tempo real, disponibilizando dados via Internet (www.ciiagro.org.br/ema), a cada 20 e 60 minutos, basta selecionar a cidade Serra Negra na Escolha da Estação para obter as informações. Os sensores são conectados a um ‘datalogger’, programado para leitura a cada 10 segundos. O equipamento foi adquirido com recursos do Fehidro (Comitê PCJ) por meio da Fundag e Instituto Agronômico de Campinas, com o objetivo de efetuar um monitoramento agroambiental contínuo dos parâmetros meteorológicos e, assim, dar subsídios e suportes para a geração de tecnologia, prestação de serviços, principalmente, às atividades do agronegócio.

 

 

Romilson Yamamura, técnico de apoio à pesquisa científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), ressalta a importância destas informações, também, para a um melhor desempenho de setores como o da Defesa Civil, Turismo e Saúde. E completa, “a partir desse momento passamos a ter um dado histórico do município e o mesmo servirá de base para futuras pesquisas, além de utilidade pública a Defesa Civil”.

 

Para o coordenador da Defesa Civil, “nossa cidade só tem a ganhar com a instalação desse aparelho dada a evolução da tecnologia, uma vez que em Serra Negra temos 14 áreas de risco mapeadas, em virtude da região montanhosa que se encontra, e esses índices serão relevantes no trabalho de prevenção”, disse.

 

 Inicialmente, os boletins serão disponibilizados no site do Centro Integrado de Informações Meteorológicas (www.ciiagro.sp.gov.br). De acordo com o Técnico de Apoio à Pesquisa do IAC, Romilson Yamamura, estações meteorológicas semelhantes estão sendo instaladas ao longo da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, a pedido do Consórcio PCJ, para auxiliar na gestão integrada e monitoramento hidrometeorológico desta região. Ao todo serão instaladas mais 33 estações meteorológicas e, com o novo projeto a ideia é atingir 50 Estações automáticas para futuras pesquisas.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência