3ª. Mostra de Orquídeas de Serra Negra acontece nos dias 12 e 13 de setembro de 2015

12/08/2015 15:01:13

 


 O Mercado Cultural “José Pedro Salomão” será a sede da 3ª Mostra de Orquídeas nos dias 12 e 13 de Setembro, das 10h às 17h. O evento recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Serra Negra e do Sindicato Rural de Serra negra/SENAR-SP, e pretende atrair o público apaixonado por flores.

As organizadoras pretendem superar a última exposição. As serranegrenses Neuza Marchi, Neusa Marson, Kimiko Honda, Eliza Marson e Marilena Griesinger preparam a Mostra que contará também com palestra sobre o gênero.

 Para o Prefeito Municipal, “a iniciativa visa obter um crescimento da exposição no município, e expor é um incentivo, um impulso à cultura do cultivo de orquídeas e flores em geral”, ressaltou.

Com os resultados obtidos na primeira Mostra, a diretoria de Cultura informou que apoia a realização para atrair mais cultivadores de Orquídeas, “e para isso o evento é organizado, para que esses cultivadores possam aparecer e apresentar as suas flores”, disse o diretor de Cultura. Um segundo objetivo da Mostra é transformá-la em um encontro do Circuito das Águas Paulista. “A região tem o clima característico para a produção de Orquídeas. Esse evento tem um potencial para crescer a cada ano”, destacou o diretor.

A participação na Mostra de Orquídeas é aberta a todos aqueles que têm vasos floridos em suas casas. Quem quiser participar expondo suas flores deve entregar seus vasos no sábado dia 12 e retirá-los às 17 horas do dia 13.


NOÇÕES BÁSICAS DE COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS

 

CULTIVO:

São 3 os fatores importantes no cultivo das orquídeas: iluminação, ventilação e umidade.

LUZ:

Algumas orquídeas suportam mais luz que outras, porém de uma forma geral o indicado é que a incidência de luz solar sobre a planta seja de 50%.

VENTILAÇÃO:

Coloque suas plantas de preferência em local arejado e com circulação de ar. Evite o vento sul no inverno.

UMIDADE:

Dentro do possível e sem exageros, quanto mais umidade no ar você conseguir, melhor.

REPLANTE:

1.      O replante deverá ser feito somente quando os pseudobulbos estiverem fora do vaso ou se o substrato for muito velho.

2.      Os vasos podem ser de barro ou de plástico. Procure optar por um deles, padronizando assim sua coleção. Ao padronizar, você controla melhor a umidade de cada vaso. Lembre-se que os vasos de barro secam mais rápido que os de plástico.

3.      O vaso deve ter, em seu fundo, cacos de telha para drenagem, na proporção de 1/3 de sua altura.

4.      Não há regras para o tamanho do vaso, porém use um vaso proporcional ao tamanho da orquídea. Quando as orquídeas forem adultas e de crescimento horizontal, encoste o pseudobulbo mais velho na borda do vaso e deixe um espaço na frente da planta a ser replantada. Se a orquídea for de crescimento vertical, a muda deve ser plantada no centro do vaso.

5.      Os substratos mais utilizados são: fibra de coco e casca de pinus.

ADUBAÇÂO:

Preferencialmente deve ser feita mensalmente, por via foliar (pulverização), com adubo químico do tipo 10-10-10 (N,P,K), seguindo a diluição indicada pelo fabricante. A adubação orgânica poderá ser uma alternativa, porém sem excessos, usando farinha de osso com torta de mamona, na proporção de 1 para 1, espalhado sobre o substrato.

REGA:

De um modo geral a orquídea deverá ser regada somente quando seu substrato estiver completamente seco.

PRAGAS:

Pulgões, cochonilhas, lesmas, caracóis e percevejos são os mais comuns. Você pode limpar suas plantas lavando-as com água, sabão de coco e uma escova de dente macia. Isso geralmente elimina as cochonilhas e pulgões. Lesmas e caracóis podem ser retirados manualmente. Em infestações mais graves procure usar receitas caseiras: pimenta macerada, canela em pó, etc. Somente recorra ao uso de fungicidas, inseticidas ou acaricidas (produtos químicos) sob orientação de um especialista.

 

  

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência