Dia de Campo incentiva produção de cafés especiais no Circuito das Águas Paulista

30/07/2015 14:09:57

 

       Com o objetivo de fortalecer e ampliar o cultivo de cafés especiais no Circuito das Águas Paulista, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas, em parceria com os Sindicatos Rurais, Casas da Agricultura, Conselhos rurais, Prefeituras, Associações e Cafeicultores da região, realizará no dia 8 de agosto (sábado), em Socorro, o Dia de Campo – Qualidade do Café, evento gratuito voltado à capacitação dos pequenos produtores sobre técnicas de cultivo e colheita dos grãos especiais (microlotes). Com cerca de 2 mil propriedades produtoras de café, entre micro e pequenas empresas, a região do Circuito reúne condições climáticas ideais para o plantio do café especial.

          A atividade, que faz parte do Projeto de Identidade Regional do Café, terá como ambiente de capacitação a Fazenda Fronteira, uma pequena empresa que produz cafés especiais. No local, os cafeicultores terão o aprendizado “in loco” sobre as etapas dos processos de colheita e pós-colheita para formação de microlotes. A capacitação será aplicada por consultores especializados.

          Além das técnicas de produção, consultores do Sebrae-SP também apresentarão aos participantes o programa Sebrae Inova, que reúne em um único programa soluções de gestão empresarial, inovação, tecnologia, acesso a mercado e ao crédito e no agronegócio, contempla as atividades da cafeicultura, olericultura, fruticultura, pecuária e leiteira.  

          De acordo com levantamento realizado pelo consultor Sizínio Neto e pela analista Cintia Maretto da equipe de Agronegócios do Sebrae-SP, a maior concentração de pequenas propriedades produtoras ocorre nos municípios de Amparo, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro. “A inovação é fundamental para o fortalecimento da cafeicultura regional e o alcance de novos mercados”, aponta o consultor Sizínio Neto, acrescentando que o café especial alcança no mercado valor superior em relação ao café comum.

          Os cafés especiais, em geral, são definidos pela qualidade e complexidade do sabor e cultivados em regiões montanhosas, com temperatura equilibrada. A escolha do local ideal para cultivo, manejo, colheita e procedimentos pós-colheita são determinantes para alcançar a excelência e qualidade dos microlotes.   

          Segundo o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante, as características do clima e a altitude nas áreas de montanha dos municípios do Circuito das Águas Paulista são propícias para a produção de grãos especiais. “Além de capacitar o produtor, o projeto visa tornar a região uma referência para o mercado na produção de cafés especiais”, afirmou Cavalcante.

              

Serviço

Dia de Campo – Cafés Especiais

Data: 8 de agosto (Sábado)

Horário: das 9h às 13h

Local: Fazenda Fronteira - produtora Ellen Fontana (Estrada Municipal do Serrote, SN, Serrote, Socorro/SP)

Inscrições: Escritório Regional do Sebrae-SP Campinas (19) 3243-0277

 

Programação

9h00 - Recepção dos produtores

9h15 – Apresentação do Dia de Campo – Qualidade do Café

9h45 – Prática de colheita seletiva

10h15 - Separação dos grãos

10h45 - Formação do lote e secagem

11h15 - Preparação das amostras

11h45 - Apresentação dos resultados da análise sensorial

12h15 - Aplicação do diagnóstico de gestão da propriedade

13h00 - Encerramento

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência