PROJETO CASA DIA faz aniversário de cinco anos

15/04/2015 11:40:32

 

Na próxima sexta-feira (17), o Projeto Casa Dia irá comemorar cinco anos de atividades contínuas e incluirá além dos festejos, uma sessão solene com a participação do Prefeito Municipal, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social,  da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e demais autoridades.

O Projeto Casa Dia foi apresentado no recente 59º Congresso Estadual de Municípios realizado em Serra Negra, estando na programação especial destinada as Primeiras Damas, Presidentes de Fundos Sociais e demais pessoas interessadas.

Na ocasião alguns municípios apresentaram suas atividades e Serra Negra se destacou pelo trabalho realizado com idosos há cinco anos em modalidade não asilar, com o objetivo de promover cuidados diurnos a idosos semi dependentes, buscando  apoio e vinculação familiar, a integração social, a melhora da autoestima, autonomia e autoconceito. Além disso, objetiva-se também evitar a solidão, sintomas depressivos inerentes a idade, bem como prevenir riscos pessoais e sociais.

Na ocasião, a Primeira Dama elucidou os primeiros contatos e a viabilização do projeto que é desenvolvido em parceria entre as Irmãs Franciscanas da Divina Providência, responsáveis pelo Recanto São Francisco, local onde funciona a Casa Dia.

Posteriormente, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social ressaltou pontos técnicos que permeiam o projeto, enfatizando que atualmente a “Casa Dia” encontra-se no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com 21 idosos participantes.

A Prefeitura oferece o transporte de ida e volta, bem como as refeições durante o dia, além de acompanhamento integral realizado por uma psicóloga que foca a estimulação cognitiva, o acompanhamento emocional, entre outros aspectos. Também é ofertado oficinas que envolvem aulas de informática, trabalhos manuais, teatro, música/coral, atividades físicas/dança, além de festas comemorativas e passeios tanto no município quanto na região.

Para participar da “Casa Dia” os critérios para adesão são ser idoso parcialmente dependente; ter documentação pessoal em ordem; ter idade igual ou superior a 60 anos e querer por vontade própria participar do projeto.

Ao longo dos anos de trabalho já foi possível alcançar alguns objetivos, como por exemplo: melhora nos aspectos físicos, incluindo a saúde mental; melhora na qualidade de vida; controle rigoroso de medicamentos; estimulação dos vínculos familiares, além da elaboração do Livro “História da Minha Vida”, o qual foi produzido contando a história de vida de cada idoso participante do projeto.

Ao final da explanação o trabalho foi muito aplaudido gerando comoção nos presentes principalmente pelo fato dos idosos que fazem parte da “Casa Dia” estarem no auditório também assistindo a apresentação.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência