AMANHÃ (28), é dia de faxina no quintal! Cata bagulho na Operação Especial contra a Dengue no REFÚGIO e POSSES

27/03/2015 15:57:43

 O Prefeito Municipal  preocupado com a epidemia das cidades vizinhas reuniu todos os secretários na manhã de quinta-feira (12), para solicitar prioridade mais uma vez no combate à Dengue, uma vez que ele entende ser responsabilidade de todo secretariado, assim como de cada cidadão.

Dando continuidade às ações de combate à Dengue por toda a cidade, a equipe da secretaria da Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, bem como a secretaria de serviços Municipais e secretaria da Educação e Cultura deram início ao cronograma das operações especiais contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, nos bairros do município.

As equipes da Saúde estão nas ruas dos bairros de segunda a sábado, das 8h às 16h, durante todo o mês de março, uniformizadas com um jaleco cor de laranja com logo da Prefeitura Municipal de Serra Negra e munidas de crachá pessoal, cujo objetivo da operação é visitar as residências, distribuir panfletos com orientação sob o combate à Dengue, afixação de cartazes nos estabelecimentos comerciais e também consta uma programação da operação Cata Bagulho (veja o dia do seu bairro na tabela abaixo) para recolher recipientes como baldes,tanques, pias, latas velhas, bacias, garrafas,  pneus, dentre outros acumulados nos quintais e terrenos, na tentativa de eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito da Dengue.

O secretário da Saúde recomenda para o bom desempenho da operação, que os moradores se programem, passem a colaborar no atendimento da equipe da saúde casa a casa e coloquem esse tipo de material nas calçadas para o recolhimento do Cata Bagulho. Importante também é esclarecer que não serão levados objetos como móveis, sofás e aparelhos eletrônicos.

O Prefeito Municipal voltou a ressaltar que é preciso unir os esforços para eliminar criadouros do mosquito transmissor, “somente a dedetização, denominada pela população como “fumacê”, ajuda, mas não resolverá o problema” e frisou, “cada um de nós tem essa obrigação e uma atenção maior aos objetos e lugares que possam servir de criadouros e, sem medo realizar a denúncia para que o pessoal da vigilância da nossa cidade possa tomar as devidas providências, pois nos espaços públicos nós estamos priorizando a atenção”, alertou.

  Os meses de janeiro até maio são considerados de maior incidência da Dengue em virtude de muito calor e das chuvas.

  

Sobre a Dengue no Município

 

Em Serra Negra até agora ocorreram 120 notificações suspeitas, com 46 casos positivos e o restante no aguardo de resultado. E os bairros com maior incidência de casos são Vila Dirce, Palmeiras e Colina dos Ypês.

  A secretaria da Saúde tem frequentemente mantido contato com os líderes religiosos do município, com as pastorais na entrega de panfletos explicativos e cartazes, realizando palestras sobre o combate à dengue e firmando parceria de ajuda na luta contra o mosquito causador de doenças. Para o Prefeito Municipal, “é primordial essa comunicação, uma vez que quanto mais conseguirmos conscientizar as pessoas sobre o assunto, acreditamos no avanço e na eficácia do combate contra a dengue”.

 

Denúncias anônimas podem ser feitas à Vigilância em Saúde Ambiental f. (19)3842-2005 r. 28.

 

É válido ressaltar que outros bairros entrarão na operação que dará continuidade ao longo do mês de abril, contudo foram estabelecidos primeiramente os que possuem maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença.

Acompanhe o cronograma da Operação Especial no seu bairro.


Dia 27/03 – Refúgio e Posses - panfletagem e visita casa a casa;

Dia 28/03 –Operação Cata Bagulho Refúgio e Posses;

Dia 30/03 – Locais Públicos;

Dia 31/03 – Locais Públicos.

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência