Secretaria Municipal da Saúde já deu início a vacinação contra o HPV

18/03/2015 09:54:05


Desde terça-feira, dia 10, a campanha de vacinação para proteger meninas com idade entre 9 e 11 anos contra o papilomavírus humano, o HPV, encontra-se em ritmo acelerado. Os postos Dr. Firmino Cavenaghi Nova Serra Negra já estão abastecidos com a vacina e há programação na rede escolar.

A imunização também será oferecida para a população indígena feminina, com idade entre 9 e 13 anos, além de garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, na faixa etária dos 9 aos 26 anos de idade.

A campanha vai até o dia 10 de abril e o horário de atendimento nos postos de saúde é das 8h às 11h30min. e das 12h30min. às 16h. A meta é vacinar, até o final deste mês, 80% das meninas nessa faixa etária e portadoras de HIV.

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra também imunizando contra HPV nas escolas do Município (veja as datas abaixo), sendo a primeira E.E. Profa. Maria do Carmo de Godoy Ramos no dia 18 de março e as demais ainda não definiram as datas; diante da autorização dos pais ou responsável, a menina será vacinada, ou se preferir, deverá procurar a Unidades de Saúde Dr. Firmino Cavenaghi e ou Nova Serra Negra.

As meninas de 9 a 11 anos de idade e as garotas indígenas de 9 a 13 devem tomar mais duas doses da vacina, sendo que a segunda dose deve ser aplicada num intervalo de seis meses e a terceira dose depois de 60 meses, em relação à primeira tomada.

As portadoras do vírus HIV devem tomar a segunda dose depois de seis meses da primeira aplicação e a terceira 6 meses após à primeira tomada.

Lembre-se de levar a caderneta de vacinação ou um documento de identificação e, na necessidade de outros esclarecimentos entrar em contato pelo fone (19) 3842-2622. 

Sobre o HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal. (Do Portal da Secretaria da Saúde do Governo do Estado).

 

Endereços das Unidades de Saúde:

Atendimento: segundas às sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

·       Dr. Firmino Cavenaghi, localizado na Rua Dr. Firmino Cavenaghi, s/nº - Centro.

·       Nova Serra Negra, localizado na Rua Julio Bruno Menochi, s/nº - Nova Serra Negra.

·       E.E. Profa. Maria do Carmo de Godoy Ramos em 18/03;

·       E.E. Dr. Jovino Silveira em 20/03;

·       Colégio Libere Vivere em 24/03;

·       E.E. Profa. Franca Franchi em 27/03 ;

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência