Serra Negra na guerra contra a Dengue nos bairros do município

12/03/2015 11:23:46
 

 O Prefeito Municipal preocupado com a epidemia das cidades vizinhas reuniu todos os secretários na manhã desta quinta-feira (12), para solicitar prioridade mais uma vez no combate à Dengue, uma vez que ele entende ser responsabilidade de todo o secretariado, assim como de cada cidadão.

Dando continuidade às ações de combate à Dengue por toda a cidade, a equipe da secretaria da Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, bem como a secretaria de serviços Municipais e secretaria da Educação e Cultura deram início ao cronograma das operações especiais contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, nos bairros do município.

As equipes da Saúde estão nas ruas dos bairros de segunda a sábado, das 8h às 16h, durante todo o mês de março, uniformizadas com um jaleco cor de laranja com logo da Prefeitura Municipal de Serra Negra e munidas de crachá pessoal, cujo objetivo da operação é visitar as residências, distribuir panfletos com orientação sob o combate à Dengue, afixação de cartazes nos estabelecimentos comerciais e também consta uma programação da operação Cata Bagulho (veja o dia do seu bairro na tabela abaixo) para recolher recipientes como baldes,tanques, pias, latas velhas, bacias, garrafas,  pneus, dentre outros acumulados nos quintais e terrenos, na tentativa de eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito da Dengue.

O secretário da Saúde recomenda para o bom desempenho da operação, que os moradores se programem, passem a colaborar no atendimento da equipe da saúde casa a casa e coloquem esse tipo de material nas calçadas para o recolhimento do Cata Bagulho. Importante também é esclarecer que não serão levados objetos como móveis, sofás e aparelhos eletrônicos.

Na quarta-feira (11), ocorreu uma palestra ministrada pela enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica do Município para as Diretoras e Coordenadoras Pedagógicas da rede municipal de ensino, às 16h, na Escola Profissionalizante, cujo objetivo foi ressaltar as informações da Campanha de Combate à Dengue e, assim, abranger todos os professores da rede até chegar ao conhecimento das crianças e pais, num processo educacional e consciente do contexto atual da doença e meios de prevenção. 

O Chefe do Executivo voltou a ressaltar que é preciso unir os esforços para eliminar criadouros do mosquito transmissor, “somente a dedetização, denominada pela população como “fumacê”, ajuda, mas não resolverá o problema” e frisou, “cada um de nós tem essa obrigação e uma atenção maior aos objetos e lugares que possam servir de criadouros e, sem medo realizar a denúncia para que o pessoal da vigilância da nossa cidade possa tomar as devidas providências, pois nos espaços públicos nós estamos priorizando a atenção”, alertou.

  Os meses de janeiro até maio são considerados de maior incidência da Dengue em virtude de muito calor e das chuvas.

 

 Balanço do primeiro dia de Operação Especial - O primeiro bairro a receber a operação especial foi a Vila Dirce, na última quarta-feira, dia 11. Foram encontradas muitas residências com foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, onde se viu muito material e recipientes propícios a proliferação do inseto. Segundo a programação do caminhão Cata Bagulho está previsto para circular no dia 13 e o secretário da Saúde espera que a população se conscientize e descarte esses materiais nas calçadas para que possam ser coletados. O conteúdo recolhido passará por triagem e terá a devida destinação.

 

  

Sobre a Dengue no Município

 

Em Serra Negra até agora ocorreram 60 notificações suspeitas, com 13 casos positivos importados e 12 casos locais e o restante no aguardo de resultado. E os bairros com maior incidência de casos são Vila Dirce, Palmeiras e Colina dos Ypês.

 

Denúncias anônimas podem ser feitas à Vigilância em Saúde Ambiental f. (19)3842-2005 r. 28.

 

É válido ressaltar que outros bairros entrarão na operação que dará continuidade ao longo do mês de abril, contudo foram estabelecidos primeiramente os que possuem maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença.

 

Acompanhe o cronograma da Operação Especial no seu bairro.

 

Dia 11/03 – Vila Dirce – panfletagem e visita casa a casa;

Dia 12/03 – Alto das Palmeiras e Colina dos Ypês- panfletagem e visita casa a casa;

Dia 13/03 – Alto das Palmeiras e Colina dos Ypês - panfletagem e visita casa a casa;

Dia 13/03 – Operação Cata Bagulho Vila Dirce;

Dia 14/03 – Operação Cata Bagulho Alto das Palmeiras;

Dia 16/03 – Locais Públicos;

Dia 16/03 – Operação Cata Bagulho Colina dos Ypês;

Dia 16/03 – Nova Serra Negra – panfletagem e visita casa a casa;

Dia 16/03 - Operação Cata Bagulho Nova Serra Negra;

Dia 17/03 – Locais Públicos;

Dia 18/03 – Três Barras - panfletagem;

Dia 18/03 – Centro - panfletagem;

Dia 19/03 – São Luís - panfletagem e visita casa a casa;

Dia 19/03 – Centro - panfletagem;

Dia 20/03 – São Luís - panfletagem e visita casa a casa;

Dia 20/03 – Centro - panfletagem;

Dia 20/03 –Operação Cata Bagulho Três Barras;

Dia 21/03 – Operação Cata Bagulho São Luís;              

Dia 23/03 – Locais Públicos;

Dia 24/03 – Bairro da Serra - panfletagem;

Dia 25/03 – Ramalhada - panfletagem;

Dia 26/03 – Refúgio e Posses - panfletagem e visita casa a casa;

Dia 27/03 – Refúgio e Posses - panfletagem e visita casa a casa;

Dia 28/03 –Operação Cata Bagulho Refúgio e Posses;

Dia 30/03 – Locais Públicos;

Dia 31/03 – Locais Públicos.

 

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência