Prefeito solicita a Sabesp desassoreamento da represa Parque Jovino Silveira

09/02/2015 11:24:35

O Prefeito Municipal esteve em audiência pública na última quinta-feira (05), realizada na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), juntamente com o Deputado Estadual Edmir Chedid, o secretário municipal de Obras e o assessor parlamentar Nelson Koki, para solicitar que seja realizada a obra de desassoreamento da represa Parque Jovino Silveira e do lago Gurupiá, no bairro das Posses, bem como o aumento na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro da Serra.

Segundo o Prefeito, a represa Parque Jovino Silveira foi limpa em 1996 a 2000, quando ainda era vice-prefeito na gestão de Elmir Chedid, agora se encontra com grande volume de lodo, “a limpeza é imprescindível nesse momento”, ressaltou o Chefe do Executivo.

   
O investimento total estimado é de R$3,2 milhões e tem como base no relatório da administração municipal que demonstra a necessidade das obras. A ETA do bairro da Serra foi inaugurada há três anos com previsão de captação, em um afluente do rio do Peixe, de 100 litros por segundo. Hoje, mal chega a 50 litros por segundo. Para atingir o volume ideal, o bombeamento teria de ser realizado a partir do rio do Peixe, distante 2,5 quilômetro da ETA. "O volume de água no afluente é insuficiente para manter a Estação de Tratamento que abastece o município", disse o deputado Edmir Chedid.

 

No encontro, o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, relatou que técnicos da Sabesp farão monitoramento para avaliar a viabilidade à implantação de uma adutora definitiva. “Faremos o que for preciso para manter o abastecimento. Enfrentamos uma seca violenta em 2014 e não faltará água em Serra Negra, se tivermos que fazer a captação será feita definitivamente”, afirmou.


Carnaval

Durante a reunião, as autoridades também demonstraram preocupação com a manutenção do abastecimento no carnaval. Com 26.387 mil habitantes (IBGE), Serra Negra chega a receber 130 mil visitantes em feriados prolongados. De acordo com a Sabesp, se necessário, caminhões pipa serão enviados ao município para evitar o desabastecimento.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência