Crianças tem tarde especial no Cinema Municipal da Casa da Cultura de Serra Negra

29/01/2015 09:27:49

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Educação e Cultura realiza o Programa Criança vai ao Cine todas as sextas-feiras, sessão às 15 horas, entrada franca, no Cinema Municipal “Leonel Antunes” da Casa da Cultura de Serra Negra Silvio Bertolini, inaugurado em maio do ano passado, localizado na Av. Juca Preto, 2.200, no popular Recinto de Exposições de Serra Negra (antigo Casco de Ouro).

 Este programa visa levar as crianças ao cinema, designado a “sétima arte”, como mais uma atividade de lazer e diversão, que desperta interesse pela valorização da cultura cinematográfica.

 Para o Prefeito Municipal, “o cinema é mais uma fonte de aprendizado, gerador de estímulo e prazer, e propor esse conhecimento às crianças objetiva despertar um sentido mais amplo na instrução da arte”, ressaltou.

 Segundo o diretor de Cultura, “o prefeito tem se empenhado para propor cada vez mais alternativas de ações sociais, criando oportunidades para os nossos munícipes, sejam em oficinas culturais, como a capoeira, dança urbana, dança de salão, artesanato, viola caipira, etc ou cursos técnicos oferecidos na Escola Profissionalizante e pelo Fundo Social de Solidariedade ou ainda por meio dos programas desenvolvidos pelo CRAS e CREAS, bem como a sala de cinema municipal, proporcionando mais diversão e cultura local”, destacou. 

 Também o Ponto MIS – Serra Negra atua no local com filmes mensais  enviado pela secretaria do Estado da Cultura.

 O programa tem uma adesão maior de crianças no período das férias e é aberto a todas as escolas do município e a grupos de pesquisa, dos quais podem agendar ao longo da semana e reservar o espaço para que levem outras crianças a conhecerem a sala de cinema municipal, basta telefonar para f. (19)3842-1439 Casa da Cultura ou (19)3892-4937 Divisão da Cultura de Serra Negra.

 A Casa da Cultura aceita doações para a Videoteca Municipal “Alayde Carpegiani” da população que deseja contribuir com vídeos e documentários envolvendo a história de Serra Negra e filmes infantis usados ou novos em formato de DVD, CD-roms, fitas cassete, VHS, colaborando deste modo com o acervo local do município. Podem ser entregues no endereço local da Casa da Cultura (acima citado) ou ainda no Mercado Cultural, na Divisão da Cultura.   

 Curiosidade:


O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes", em 1912 (publicado apenas em 1923). Assim, costumamos a nos referir como primeira modalidade de arte, a Música, em função de termos descoberto primeiro o som, em seguida; a Dança pelo uso do movimento; em terceiro, as Artes Plásticas, com as pinturas rupestres. 

A sequência continua com a Escultura, depois a representação através da Artes Cênicas e a Literatura, com o desenvolvimento da escrita. Assim, a Sétima Arte é o Cinema e a oitava a Fotografia. O marco inicial da Sétima Arte é o ano de 1895. No dia 28 de dezembro acontece a primeira sessão de cinema em Paris, no Grand Café, proporcionada pelos franceses, Auguste e Louis Lumière. (Fonte: http://www.portaleducacao.com.br)

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência