Prefeitura Municipal tem redução significativa de acidentes de trabalho

08/01/2015 15:36:36

 

 

Visando a Segurança do Trabalho na atual gestão, o Prefeito Municipal efetivou a contratação por meio de concurso público em 2012 de um profissional técnico em Segurança do Trabalho com o objetivo de atender a necessidade interna de melhorar as condições de trabalho e diminuir as ocorrências de acidentes de trabalho dos servidores públicos municipais.

Após investir num profissional especializado, o resultado de redução do número de acidentes de trabalho foi significativo em relação à gestão anterior. Houve queda de 45% de 2013 para 2012. Queda de 20% de 2014 para 2013 e queda de 55% de 2014 para 2012.

         Ano                 2012              2013                 2014

Nº de acidentes      18                   10                      08

 A Segurança do Trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física do trabalhador. A Segurança do Trabalho é definida pela Constituição Brasileira de 1988, por normas e leis regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho, e aos servidores ocupantes de cargo público, tal direito deve constar regulamentado nos Estatutos dos servidores públicos federal, estadual e municipal.

Segundo o Técnico de Segurança do Trabalho, Tiago F. Nunes, como estratégia houve a implantação da política de segurança no trabalho na Prefeitura Municipal visando resultados positivos na redução do número de acidentes de trabalho, “é um trabalho constante de mudanças e atualização, no entanto a gestão atual tem o real interesse e preocupação no bem estar e na prevenção dos riscos e dos acidentes de trabalho aos servidores municipais”, destacou.

Prevenção:

- Realização do evento anual SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) para todos os servidores durante o expediente normal de trabalho com palestras temáticas como alcoolismo, tabagismo, primeiros socorros, ginástica laboral, acidentes de trabalho etc. e outras atividades;

- Imunização contra o tétano, hepatite, sarampo, caxumba e rubéola dos servidores;

- Regularização de equipamentos de combate a princípio de incêndio, novas sinalizações em toda rede de ensino municipal e demais secretarias;

- Implantação da CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes) e cursos teóricos e práticos realizados pela equipe, como primeiros socorros, combate a incêndio, práticas seguras de trabalho etc;

- Compra de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para servidores expostos a riscos;

- Interação entre as secretarias municipais;

- Contratação de empresa especializada para elaboração do LTCAT (laudo técnico das condições ambientais de trabalho);

- Elaboração e implantação do PPRA (programa de prevenção de riscos ambientais);

- Pagamento adicional de insalubridade e periculosidade conforme previsto em lei;

- Diálogo aberto com os trabalhadores e orientações diversas para a melhoria do trabalho;

- Emissão de PPP (perfil profissiográfico previdenciário);

- Toda regularização de documentação referente à segurança do trabalho a ser prestadas contas ao Ministério do Trabalho, INSS e a Justiça do Trabalho.

Essas foram as principais realizações desde a implantação da política de segurança do trabalho na gestão atual.

Para o Prefeito Municipal, são direitos dos trabalhadores urbanos que visam à melhoria de sua condição social, “este é um resultado satisfatório, aumenta a qualidade do trabalho do servidor público bem como melhora as relações humanas dentro da organização”, salientou o Chefe do Executivo.

 



Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência