Fórum reuniu 140 produtores rurais em Serra Negra

12/12/2014 16:39:50

 

A importância da união dos produtores rurais para a melhora dos negócios nas pequenas propriedades do Circuito das Águas Paulista foi amplamente debatida durante o 1º Fórum do Programa “Do Campo ao Consumidor”, realizado em Serra Negra, e que visa levar orientação e capacitação para a melhoria do agronegócio nas pequenas propriedades rurais. O evento, realizado no último dia 4, atraiu 140 produtores rurais da região.

O programa “Do Campo ao Consumidor” é uma realização conjunta do Sebrae-SP e o sistema Faesp/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e acontece em várias regiões do Estado, por meio de três fóruns em cada região com temas importantes do agronegócio. Em Serra Negra o programa conta com a parceria do Escritório regional do Sebrae-SP em Campinas e Sindicato Rural de Serra Negra. 

O 1º Fórum teve a participação do gerente Regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante; do presidente do Sindicato Rural de Serra Negra, José Eduardo Guideti Malogodi: da coordenadora Regional da Faesp, Marília Ramachoti; do chefe de gabinete da Prefeitura de Serra Negra, representando o prefeito do município.

O tema apresentado neste primeiro encontro foi “Organização de Grupos de Vendas Conjuntas para Acesso Coletivo ao Mercado”, com a palestra do consultor e especialista em  Coaching, Eugênio Ferrarezi que abordou o associativismo e o comportamento humano, mostrando aos participantes os aspectos positivos da união de pessoas e os resultados que podem ser alcançados.

Os produtores rurais também assistiram a palestra do consultor do Sebrae-SP, Aldo Bastista dos Santos Junior e da analista da equipe de Agronegócio do Escritório Regional do  Sebrae-SP em Campinas, Cintia Mareto que discorreram sobre as oportunidades de acesso ao mercado nas cadeias da Olericultura e Cafeicultura.

Para o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante, o associativismo traz grandes benefícios para os pequenos produtores. “O fortalecimento do associativismo contribui com a melhoria de competitividade dos pequenos negócios”, destacou.

            O produtor de café em Serra Negra, Maico Anghinoni Marchi, que já participa de ações conjuntas com outros produtores da região, afirmou que o associativismo traz grandes vantagens. “O Fórum foi muito bom para a troca de conhecimento e para reforçar a importância da nossa união para a compra e a venda conjunta”, disse.

               Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Serra Negra, José Eduardo Guideti Malogodi, a parceria com o Sebrae-SP e a Faesp é fundamental para levar conhecimentos aos produtores da região. “Buscamos levar conhecimento aos nossos produtores rurais e essa parceria ajuda a complementar o nosso trabalho. Os produtores que não se unirem com o apoio de uma cooperativa ou de uma associação, vão fiar para trás”, alertou.

            No início do próximo ano serão realizados mais dois fóruns em Serra Negra com novos temas para capacitação dos produtores rurais da região.

 

Voltar
LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência