Serra Negra está integrada como município da Campanha “Construindo Cidades Resilientes”, da ONU

05/12/2014 09:24:50

A Prefeitura Municipal foi representada pelo Vice Prefeito, juntamente com o coordenador da Defesa Civil de Serra Negra em encontro com o Governador Geraldo Alckmin na  manhã de quarta-feira, 03/12, no Palácio dos Bandeirantes em cerimônia da entrega do Certificado de Estado Modelo da Campanha “Construindo Cidades Resilientes”, da ONU.

A representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström , entregou ao governador o  Certificado de Estado como forma de reconhecimento ao trabalho que São Paulo, por meio do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil nos 645 municípios paulistas e Serra Negra é um deles, vem desenvolvendo na construção de cidades resilientes, além de torná-lo referência internacional no apoio a Campanha que difunde uma cultura de prevenção e comunidades seguras.

 “Estamos muito honrados de ser o primeiro estado do mundo a receber esse reconhecimento. Isso só aumenta nossa responsabilidade. Vamos trabalhar de forma redobrada aqui em São Paulo. Prevenir, resistir, absorver e recuperar, esse é o nosso desafio”, disse o governador. Reforçou, ainda, a importância das parcerias nessa conquista. “Mais importante que o estado ser modelo é ter 213 cidades paulistas resilientes, isto representa 71% das participações. Trabalhamos juntos com o governo federal, universidades, institutos de pesquisas, iniciativa privada e sociedade civil, sempre com foco absoluto em evitar perdas humanas”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

A certificação destaca, ainda, que São Paulo é referência para outros governos locais no Brasil, na América Latina e no mundo.

Para o Vice Prefeito, “a cidade de Serra Negra está preparada para enfrentarmos desastres naturais de maneira organizada, capaz de obtermos uma recuperação rápida e eficiente”, afirmou.

O Coordenador da Defesa Civil de Serra Negra ressaltou que, “estamos se preparando para o 2º ciclo “Cidades Resilientes”, curso realizado em todas as regionais promovido pelo Governo do Estado e, credenciamos o município de Serra Negra para receber um pluviômetro automático, aparelho que monitora em tempo real as chuvas e transmite os dados tanto para o Governo Federal, quanto o Estadual, para tomada de prováveis ações efetivas aos desastres naturais”.

O evento teve, ainda, palestra sobre o Sistema de Defesa Civil proferida pelo Cel PM José Roberto, Diagnóstico da Campanha Construindo Cidades Resilientes no Brasil, e Ferramentas de Diagnóstico e Avaliação de Risco, ministradas pelo representante para redução de risco de desastres da ONU no Brasil, David Stevens, e pela Subdiretora da Divisão de Planejamento, Legislação e Ensino da Defesa Civil do Estado (CEDEC/SP), 1º Ten. PM Aline Betânia de Mattos Carvalho Signorelli, respectivamente.

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência