Secretaria de Assistência e Desenvolvimento social de Serra Negra é selecionada para participar de capacitação no Distrito Federal

27/11/2014 12:10:18

 

    Na semana de 17 a 21 de Novembro, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Serra Negra esteve em Brasília representando o município na "Oficina de Capacitação de Multiplicadores para a implantação e utilização do Prontuário SUAS".

   O Objetivo da referida capacitação foi o de formar multiplicadores em diversas regiões do país para que seja efetivada a utilização de um prontuário único nos equipamentos de Assistência Social. Para isso durante a Semana os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social -MDS, o qual custeou todas as despesas dos participantes, explanaram sobre a Política de Assistência Social de maneira geral, abordaram os atendimentos de PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) realizados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), bem como os atendimentos de PAEFI (Programa de Atendimento Especial a Famílias e Indivíduos) realizados no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Pontuaram sistemas online que estarão ligados ao novo modelo de Prontuário, além de terem detalhado o mesmo para uma utilização eficaz que gere um acompanhamento familiar efetivo, facilitando o mapeamento de cada família e criando indicadores para possíveis diagnósticos territoriais.

  Na ocasião estavam presentes representantes de municípios dos estados de São Paulo, Amapá, Roraima, Amazonas, e Mato Grosso do Sul. Os municípios foram selecionados de acordo com o porte que possuem e no caso de Serra Negra que se enquadra em Pequeno Porte II, apenas 06 cidades do Estado foram classificadas, estando a nossa entre estas devido aos bons serviços prestados na área de Assistência e Desenvolvimento Social. Vale ressaltar que dentre os municípios da região de Campinas e do Circuito das Águas, apenas Serra Negra foi elencada.

  "Foi uma experiência única poder participar de uma capacitação envolvendo estados distintos com realidades muito diversificadas, o que enriqueceu a troca de experiências e informações. Também foi muito proveitoso estar em contato com os técnicos do MDS, os quais apresentaram esse instrumento que será importante para a unificação e sistematização de informações no atendimento as famílias", ressaltou a secretária.

  O próximo passo envolvendo a capacitação será multiplicar as informações recebidas em âmbito municipal, ou seja, para as equipes que atuam na proteção básica e especial da cidade e, posteriormente, foi firmado um acordo com a Secretaria de Estado para que em conjunto com as DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) um número maior de municípios sejam capacitados, o que está previsto para Janeiro de 2015.

 

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência