Vacinação contra a pólio atinge 59% das crianças do município no primeiro balanço

17/11/2014 15:52:31

O Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde iniciou em 8 de novembro de 2014, a Campanha contra a poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola para todas as crianças de 6 meses até 5 anos incompletos e vai até 28 de Novembro.

O próximo sábado, 22/11 , considerado o “dia D” será o dia de mobilização nacional e as unidades de saúde (veja abaixo a relação) ficarão abertas das 8h00 às 16h00 para intensificar a campanha.

A secretaria da saúde informa aos pais para se atentar a Campanha Nacional e procurar os postos de saúde do município mais próximo a sua residência no período da Campanha e recomenda-se levar a identificação e carteirinha de vacinação da criança para que os técnicos de saúde possam verificar se há vacinas em atraso e realizá-las (em especial, durante a semana), assim, é possível garantir que todas as crianças sejam protegidas.

Para o secretário da Saúde, “a meta de imunização da secretaria de saúde a ser atingida é de 80% das crianças do município e no primeiro balanço apenas 59% foram vacinadas contra a Pólio, ou seja, 792 crianças de 1.340 e 57% crianças contra SCR,ou seja, 676 de 1.185; precisamos que os responsáveis pelas crianças nessa faixa etária não se esqueçam do compromisso de levá-las a unidade de saúde”, ressaltou.  

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos.

Já na imunização contra o sarampo, serão aplicadas as doses da vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. A faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos.

A poliomielite, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Veja abaixo a relação dos postos de saúde e horários de funcionamento no sábado do dia  22/11:

 

Unidades Básicas de Saúde – atendimento das 8h às 16h

 

- Firmino Cavenaghi;

- Nova Serra Negra;

- Refúgio da Serra;

- Vila Dirce

 

Obs. No Jardim do Salto I e bairro dos Leais, somente receberão as vacinas durante a semana no período da Campanha.

 

Quaisquer dúvidas, entrar em contato com a secretaria municipal de Saúde f. (19)3892-8000.

 

Voltar

Fotos

LOCALIZAÇÃO
Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000
Serra Negra, SP - (19) 3892-9600
Horário de Atendimento ao Público: as 13:00 as 18:00
CANAIS OFICIAIS
           
Logo Desenvolvido por Frequência