Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

Diante da importância de estar com o cadastro de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município atualizado para o repasse de recursos federais, a Prefeitura Municipal da Estância de Serra Negra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará o ‘Mutirão de Cadastramento’.
A ação terá início neste sábado e domingo, dias 29/02 e 01/03, no Centro da cidade. A proposta é visitar casa a casa, conversar com o morador e realizar a atualização dos dados. “Precisamos atingir a meta de Serra Negra. Para isso, nossos agentes de saúde estarão nas ruas, identificados com crachá e uniforme, visitando os usuários. Peço a todos que os recebam já com os documentos em mãos, para facilitar a visita e agilizar o trabalho”, reforça a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes.
O cidadão deve apresentar RG, CPF, cartão SUS, telefone e comprovante de residência.
O ‘Mutirão de Cadastramento’ acontecerá todos os fins de semana de março e os bairros serão divulgados semanalmente. O prazo final é abril.
Mudança das regras de repasse
A ação atende uma exigência do programa ‘Previne Brasil’, lançado em novembro pelo Governo Federal, cujo novo modelo de distribuição vai aportar mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros, especialmente nos serviços de Saúde da Atenção Primária.
Anteriormente, o repasse de verbas considerava o total de habitantes do município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Na nova proposta, vai considerar também os indicadores de desempenho e oferta de serviços na região.
O que muda em Serra Negra
Na projeção para o município de Serra Negra, a meta é cadastrar 5.699 novos usuários até abril, dentro da nova proposta de financiamento da Atenção Básica. “Hoje o município recebe, por ano, R$ 741.884,04 e passará, se atingida a meta dos cadastros, a receber em média R$ 1.614.912,00/ano. É importante dizer que a manutenção desse recurso também está atrelada ao acompanhamentos dos usuários cadastrados”, explica a secretária. Segundo ela, hoje são 13.551 usuários cadastrados.


COMPARTILHE: