Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

A Prefeitura da Estância de Serra Negra vem a público informar que editará um novo decreto nesta terça-feira, 7 de abril, seguindo essencialmente as diretrizes do governo do estado de São Paulo, que confirmou nesta segunda-feira, 6 de abril, a prorrogação da calamidade pública em todo o estado devido à pandemia do novo coronavírus e da quarentena até 22 de abril.
Dessa forma, só poderão prestar atendimento ao público os estabelecimentos que comercializam itens essenciais, como supermercados e similares, farmácias, postos de combustíveis, lojas de alimentos para animais e lojas de materiais para construção. Os demais poderão atender apenas via "delivery".
Todos os detalhes e as determinações para outros estabelecimentos serão divulgadas posteriormente junto com o decreto.
É importante ressaltar que os integrantes da Administração Municipal, em especial o Prefeito, o Vice, os Secretários, comitê de prevenção ao covid-19 e a fiscalização, por meio da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Secretaria da Fazenda, gostariam que todos os estabelecimentos, SEM EXCEÇÕES, estivessem funcionando normalmente, impulsionando a economia da cidade.
Entretanto, neste momento, mesmo ciente dos impactos econômicos, inclusive para o próprio Executivo Municipal, a Administração, assim como a grande maioria dos governos, entende, que diante do aumento de casos dia após dia em todo o estado, a prioridade é SALVAR VIDAS. Por isso, tomamos em Serra Negra, de forma pioneira, desde o dia 16 de março, uma série de medidas, tais como suspensão de aulas, eventos culturais e esportivos, feiras, encontros religiosos e posteriormente fechamento de estabelecimentos comerciais, hotéis, entre outros.
Mas também temos agido, dentro das medidas que estão ao nosso alcance, para amenizar a crise, como a prorrogação de vencimentos de impostos municipais, especificamente ISS e IPTU. Além disso, montamos um abrigo para acolher a população de rua no Centro de Convenções. Ainda no âmbito da Assistência Social, iniciaremos nesta terça-feira, no Palácio Primavera, a arrecadação e consequentemente a doação de alimentos às famílias mais necessitadas.
As vias públicas onde há maior movimentação na cidade, como hospitais, unidades de saúde e supermercados estão sendo diariamente higienizadas por funcionários da Garagem Municipal, que também continuam prestando os serviços essenciais à população como coleta de lixo e manutenção de vias públicas. Estamos realizando a vacinação contra o vírus Influenza (H1N1) aos idosos e aos profissionais da Saúde, inclusive com "drive thru" no Centro de Convenções para que os idosos, grupo de risco para coronavírus, não precisem sequer descer dos veículos. Embora a vacina não combata o covid-19, é importante que as pessoas sejam imunizadas contra essa doença para não corrermos o risco de sobrecarregar ainda mais nosso sistema de saúde, uma vez que, como todos sabem, por ora, o coronavírus não tem vacina nem remédio.
Adquirimos uma série de EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscaras e luvas para os profissionais da Saúde, além de termômetros por infravermelho para estruturar unidades de saúde e ambulâncias. Estamos também prestando todo apoio ao Hospital Santa Rosa de Lima, o único de nossa cidade, de propriedade da Irmandade Santa Casa.
Até o final desta semana, deveremos concluir todas a adequações da Unidade de Saúde do Alto das Palmeiras para ser um Centro de Atendimento do coronavírus, que ficará 24h à disposição para atender as pessoas com sintomas da gripe.
Todas essas ações foram e estão sendo feitas de maneira recorde para que possamos ganhar tempo e ter estrutura para atender um provável e expressivo aumento de casos da doença. Justamente por essas ações, é que Serra Negra ainda tem um número pequeno de notificações, sendo nove no total, com seis casos suspeitos (incluindo dois óbitos, infelizmente) e três descartados.
Mesmo assim, é preciso que as pessoas continuem respeitando a quarentena FICANDO EM CASA o máximo possível.
Segundo dados do governo estadual, o número de mortes pela covid-19 entre 17 de março e 5 de abril já é quase igual ao total de óbitos por gripe registrado ao longo de todo o ano passado. As internações de pacientes com a confirmação da doença em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cresceram 1.500% desde 20 de março, passando de 33 para 524, no último dia 3. As mortes subiram 180% em uma semana. A decisão segue orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde), do Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, formado por epidemiologistas, cientistas, pesquisadores, infectologistas e virologistas, sob a coordenação do médico David Uip.
Conforme projeção do Instituto Butantan, centro de pesquisas biomédicas vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos em São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs. Diante dessa situação de calamidade pública, cabe ressaltar que, por determinação do Governador:
”Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares".
Por fim, esperamos que a população continue colaborando, permanecendo em casa e saindo só quando muito necessário e seguindo as recomendações de higiene como LAVAR AS MÃOS o tempo todo, para que Serra Negra possa atravessar essa tempestade com o menor número possível de vítimas.

Serra Negra, 6 de abril de 2020

Prefeito Municipal

Vice-Prefeito Municipal


COMPARTILHE: