Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

Repasse de verbas vai considerar esses números

A Prefeitura Municipal da Estância de Serra Negra reforça o pedido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que façam seus cadastros ou atualização de dados nas unidades de saúde.
A justificativa é que, a partir de 2020, os municípios receberão repasses de verbas para área da saúde de acordo com o número de cadastrados.
O cidadão deve apresentar RG, CPF, cartão SUS, telefone e comprovante de residência (não é necessário cópia, os documentos não serão deixados na unidade).
A iniciativa faz parte do programa ‘Previne Brasil’, lançado em novembro pelo Governo Federal, cujo novo modelo de distribuição vai aportar mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros, especialmente nos serviços de Saúde da Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão, através de consultas médicas, exames e vacinação.
Anteriormente, o repasse de verbas considerava o total de habitantes do município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Na nova proposta, vai considerar também os indicadores de desempenho e oferta de serviços na região.
"Em 30 anos de SUS, o repasse de recursos aconteceu pela ótica do per capita, de quantas pessoas moram na cidade, de quantas equipes de saúde da família têm. Essa maneira era muito justificada pela chamada universalidade, de dar um pouco de recursos para cada município. E nós não podemos perder isso de visto. Mas ela criou um mundo dos esquecidos”, disse o ministro da Saúde.

O que muda em Serra Negra
Na projeção para o município de Serra Negra, a meta é cadastrar 5.699 novos usuários até abril de 2020, dentro da nova proposta de financiamento da Atenção Básica. “Hoje o município recebe, por ano, R$ 741.884,04 e passará, se atingida a meta dos cadastros, a receber em média R$ 1.614.912,00/ano. É importante dizer que a manutenção desse recurso também está atrelada ao acompanhamentos dos usuários cadastrados”, explica a secretária municipal de Saúde. Segundo ela, hoje são 13.551 usuários cadastrados.

COMPARTILHE: