Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

O prefeito municipal prestigiou, na tarde de quarta-feira, dia 5 de fevereiro, a apresentação oficial do novo sistema de ensino adotado pela Prefeitura Municipal da Estância de Serra Negra.
O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, na presença de pais, professores, diretoras e conselheiros dos Conselhos: Municipal de Educação, do Fundeb, de Alimentação Escolar e Tutelar. A nova empresa responsável pelo material didático-pedagógico é a Pearson – em parceria com o sistema ‘Name’ (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados). “Trabalhamos em parceria, ou seja, caminhando e educando juntos. Cada município tem uma necessidade pedagógica, então acompanhamos e realizamos as adaptações para suprir estes comportamentos diferentes”, declarou a especialista pedagógica da Pearson, Cristiane Cunha.
Acompanhada da consultora pedagógica da empresa, Raquel Rocha, elas explicaram que estarão presentes constantemente no município, realizando reuniões com os gestores, capacitações com os professores, visitas às escolas e palestras com os pais. “Costumamos dizer que o primeiro ano de implantação é a adaptação. Apesar de serem parecidos, os materiais são diferentes ao que eles estavam acostumados a trabalhar. Mas garantimos que nosso material está muito alinhado com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, acrescentou Cristiane. Ela destacou que na faixa etária da rede municipal, o material físico é apenas um produto final, e que o diferencial está no trabalho do professor, na vivência em sala de aula. “Sabemos que nessa idade a interação, as brincadeiras, devem ser evidenciadas. A experimentação, o enxergar com os olhos... enfim, nosso material oferece tudo isso”, disse.
A secretária municipal de Educação explicou o motivo da mudança, dizendo que a empresa anterior - Sistema Maxi de Ensino – anunciou que deixaria de atender os municípios em setembro de 2019. “Então tivemos que buscar uma nova empresa rapidamente, mas avaliando com calma, para que não fôssemos prejudicados. E não foi só em Serra Negra, eles deixaram de atender os ensinos municipais”, informa.
Durante o processo licitatório, uma das etapas foi a análise e avaliação do material por uma Comissão de profissionais. “Nesse quesito, a ‘Name’ se destacou na opinião de nossos avaliadores. Acredito que vamos dar continuidade na qualidade do sistema de ensino que já tínhamos avançado. É uma empresa que se mostra comprometida e com responsabilidade com a educação”, acrescenta a secretária.
O prefeito, em seu discurso, desejou que a nova parceria com a ‘Name’ mantenha as avaliações positivas da Educação no município. “Vocês terão uma grande responsabilidade porque a educação de Serra Negra é muito bem avaliada e respeitada, de primeiro mundo, e reconhecida pelo nosso povo. Dizemos que é jóia da nossa coroa”, disse ele, lembrando que a empresa anterior esteve, durante 12 anos, responsável pelo material de ensino no município. “O outro sistema deu resultados excelentes, então espero que esta nova parceria surpreenda, porque algumas especialistas acreditam que possa ser até melhor”, finalizou.
A rede Pearson está presente em mais de 2000 escolas do Brasil, e tem sede em Campinas/SP. Na região, atende a rede municipal de Jaguariúna e Monte Mor. Segundo as representantes, o sistema ‘Name’, presente em 140 cidades, teve início da rede pública e passou a ser adotada pela rede privada, por sua qualidade. Promete oferecer suporte pedagógico e formação acadêmica, tanto na capacitação de professores, quanto no apoio ao desenvolvimento de aulas. Bem como oferecer indicação de mediações pedagógicas, esclarecimentos de dúvidas sobre inclusão e sugestão de encaminhamentos.
Estavam presentes ainda no evento os secretários municipais de Saúde; chefe de Gabinete; o assessor de Gabinete e ex-prefeito e o diretor de Cultura.

Volta às aulas
O retorno às aulas acontecerá na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, para os mais de 1600 alunos matriculados. Professores já estão recebendo capacitação do novo material didático.

GALERIA DE FOTOS:
COMPARTILHE: