Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

Alunos da rede municipal de ensino de Serra Negra mantêm a rotina de realizar atividades escolares, remotamente, desde o início da paralisação das aulas presenciais. Com faixa etária entre 1 e 6 anos - da educação infantil ao 1º ano do ensino fundamental, eles recebem material de estudo elaborado pelos professores e entregue aos pais.
A secretária municipal de Educação explica que a logística acontece em duas vertentes, no material virtual e no material impresso. “Os professores gravam conteúdo em vídeos e encaminham para os pais via aplicativos de mensagens, que foram organizados em grupos de cada turma. O material impresso com atividades do que foi passado no vídeo fica disponibilizado na escola, e os pais e responsáveis pelos alunos retiram e levam para casa. As crianças fazem os exercícios em casa e os pais retornam para escola para correção e avaliação por meio de fotos ou material impresso, sendo assim uma forma de poder computar a presença e participação do aluno”, explica ela.
Além do grupo de aplicativo e uso de tecnologias, é oferecido aos pais também um ‘Dia de Plantão’, que acontece de forma presencial na escola, em dia e horário já programado. “Reforçamos que os alunos não devem ir em nenhum momento. O ‘plantão’ é para pais esclarecerem dúvidas, estar com o professor e se atualizarem de informações”, declara a secretária.
Ela agradece, em especial, o empenho dos professores que estão se adaptando à nova rotina e se reinventando na produção de atividades. “Eles mandam fotos, criam vídeos, mantêm o diálogo com os pais. Fazem o que está ao alcance deles para manter esse aluno firme nos estudos. Agradeço o esforço, o carinho, dedicação e profissionalismo. Tudo vai passar”.
O material didático do município é produzido pela empresa Pearson, que utiliza o sistema ‘Name’ (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados) e atende os 1730 alunos.

O retorno das aulas segundo o Estado
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, está previsto um retorno gradual das aulas a partir de 8 de setembro, em todos os níveis de ensino das redes pública e particular.
Na primeira de três etapas, as salas terão ocupação máxima de 35%, com revezamento de estudantes durante a semana e sob rígidos protocolos de segurança definidos no Plano São Paulo de indicadores de saúde. “O cronograma de reabertura das escolas está diretamente condicionado às fases de flexibilização do Plano São Paulo. A retomada das aulas presenciais só vai acontecer se todas as regiões do estado permanecerem na etapa amarela – a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia – por 28 dias consecutivos”, diz o governo estadual.
Como exemplo, em uma unidade escolar com mil estudantes, somente 350 poderão ter aulas presenciais a cada dia, enquanto que os demais continuarão a cumprir atividades remotas. Cada escola deverá definir o revezamento de alunos, e cada estudante deverá ter ao menos um dia de aula presencial por semana.

Protocolos de segurança
As escolas vão obedecer a rígidos protocolos de segurança para a reabertura. Entre eles, medidas específicas de higiene pessoal como distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para professores e funcionários, uso obrigatório de máscara nas instituições de ensino e no transporte escolar, fornecimento de água potável em recipientes individuais e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
Em Serra Negra, as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde estão desenvolvendo protocolos de retomada com apoio do governo estadual. Assim que houver uma definição da data, desde que considerado viável o retorno às aulas no município pelas autoridades de saúde, será realizada uma compra de EPIs para os profissionais da Educação e informados maiores detalhes aos pais.
COMPARTILHE: