Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra, atua continuamente na prevenção aos escorpiões. Sob coordenação de Sandro Robbi, a equipe entregou 486 escorpiões da espécie Tityus Serrulatus (conhecido escorpião amarelo), no Instituto Butantan, em São Paulo, no dia 24 de janeiro.
O coordenador explica que os escorpiões foram capturados no Cemitério Municipal de Serra Negra Jardim da Saudade, seguindo as orientações do manual de controle de escorpiões do Ministério da Saúde. “Durante três noites nossa equipe realizou a vistoria e a captura dos escorpiões. Nosso objetivo e diminuir a infestação de escorpiões no cemitério, para os animais não invadirem os imóveis adjacentes”, detalhou.
A entrega no Butantan acontece para a extração do soro antiescorpiônico e também para o descarte correto dos animais. “O Butantan é a referência para este trabalho. E é preciso esclarecer também que, caso a pessoa venha a ser picada, o município dispõe de soro escorpiônico no hospital”, informa Sandro.

O combate
A VSA esclarece ainda que os escorpiões são animais de atividade noturna e se ocultam durante o dia em terra, locais sombreados e úmidos, pedras, tijolos, frestas de muro e outros. “Por isso, alguns métodos de combate popularmente conhecidos, podem ser apenas paliativos, como as galinhas d’Angola. Elas têm hábitos diurnos, enquanto esses aracnídeos estão dormindo”, cita o coordenador.
Para evitar proliferação de escorpiões, siga algumas regras como:
- Manter limpos quintais, jardins, garagens, depósitos, evitar acúmulo de folhas secas, lixo e telhas, entulhos, tijolos, madeiras, lenhas;
- Usar luvas e calçados ao manusear material de construção;
- Rebocar paredes e muros que apresentem vãos ou frestas;
- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques;
- Acondicionar o lixo em recipiente fechado para evitar baratas e outros animais que servem de alimento ao escorpião;
- Roçar os terrenos;
- Manter camas e berços afastados da parede;
- Examinar calçados e roupas antes de vesti-los;
- Colocar tela de proteção nas janelas e portas.

COMPARTILHE: