Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

O projeto que nasceu em 2017, Grupo de Controle do Tabagismo, ganhou forças no fim de 2019 com a inserção de um farmacêutico e um médico. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde da Estância de Serra Negra, o grupo foi intitulado de ‘Respire Fundo’ e é conduzido por uma equipe de profissionais que foram capacitados para conduzir esse tratamento, incluindo médico, psicólogo, nutricionista e, agora, farmacêutico. “Após as quatro sessões iniciais, se o paciente já sentir-se preparado para parar de fumar, e se assim desejar, poderá solicitar para realizar a triagem não-médica, onde serão colhidos os dados pessoais do tabagista, sua história tabágica, além de avaliado qual o grau de dependência do fumante (baixo, moderado ou alto”, explica a nutricionista municipal, Tayane Domeniconi. Após a triagem não-médica, o paciente é encaminhado para a consulta médica, no qual será avaliado quanto à possibilidade de dar início ao tratamento medicamentoso (medicação oral e adesivos).
Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, das 10h30 às 11h30, na sala de reunião na sede do Setor de Transportes (localizado na Praça Lions Internacional, s/n). “Temos uma média de 10 participantes por grupo e queremos sempre aumentar. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos mortais”, reforça a secretária municipal de Saúde.
Não é preciso realizar agendamento, na busca de estimular a procura espontânea. O fumante participa de um grupo aberto, motivacional e dinâmico. “O paciente é acompanhado durante todo o processo de cessação do tabagismo, trabalhando as estratégias, os sinais de abstinência, as pressões familiares e sociais, o acompanhamento medicamentoso e os motivos para continuar sem fumar. Ao término do tratamento medicamentoso, o paciente é orientado a retornar ao grupo a cada 30 dias por até um ano, como estratégia para prevenção de recaída e como modelo motivacional aos demais participantes do grupo”, comenta Tayane.
Todo tratamento farmacológico é fornecido gratuitamente pelo SUS (medicação oral e adesivos), desde que não haja contraindicações médica ao uso (avaliadas pelo médico Ricardo Takebe) e a dispensação dos medicamentos fica vinculada à participação semanal do usuário ao grupo. O tratamento completo tem duração de cerca de quatro meses.
Compõem a equipe do Grupo de Controle de Tabagismo de Serra Negra os clínicos gerais Rafael Brant (da USF do Refúgio) e Ricardo Takebe, o farmacêutico Clóvis Dias Junior, o psicólogo Augusto Lyra e a nutricionista Tayane Domeniconi.

O projeto
O início do projeto foi em março de 2017 quando a nutricionista da rede municipal, Tayane Domeniconi, o psicólogo Augusto Lyra, o médico Ricardo Takebe e o dentista Gustavo Bergo participaram de uma capacitação na Unicamp e retornaram para criar o grupo no município.
O trabalho inclusive foi um dos temas da apresentação da Secretaria Municipal de Saúde no Congresso do Conselho dos Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).

GALERIA DE FOTOS:
COMPARTILHE: