Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

Inovação marca Educação de Serra Negra em 2019
Serra Negra ficará marcada em 2019 pela inovação promovida na Educação. A modernidade é garantida desde a infraestrutura nas escolas até os métodos de Ensino por meio de projetos conectados com a realidade atual.
Além de manter a qualidade na estrutura, houve diversos aprimoramentos nos prédios, com destaque para obras de adequação do Sistema de Segurança Contra Incêndios, necessária para a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), requisitado pela instituição militar. Neste ano, também foi implantada uma equipe de manutenção permanente nas escolas, garantindo ainda mais a qualidade dos imóveis.
A merenda recebeu 98% de avaliação positiva por parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que realiza visita surpresas para avaliar desde a compra, entrega, preparo, acompanhamento de profissionais, armazenamento e estrutura física. O município é responsável pelo fornecimento de merenda para 17 escolas municipais e sete estaduais, desde crianças do berçário até jovens do Ensino Médio, que precisam ter cardápios diferentes. Para este trabalho, há dois profissionais nutricionistas e um local onde são centralizadas a compra e a distribuição, a Cozinha Piloto, que será reformada em 2020 com recursos conquistados de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil.
Entre as inovações na merenda está um trabalho realizado em parceria com o Centro Universitário Amparense (Unifia), que foi até as escolas e realizou a avaliação nutricional com as crianças. Todas que foram identificadas com alguma disfunção como sobrepeso ou desnutrição, os pais foram chamados e orientados.
Nas salas de aula, foram implantados diversos projetos desenvolvidos e acompanhados pelas coordenadoras pedagógicas.
Desde o início do ano, cerca de 1500 alunos da rede pública de ensino de Serra Negra têm acesso às oficinas pedagógicas oferecidas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que atuam em período integral. As oficinas atendem aos alunos de Pré I, Pré II e 1º Ano do Ensino Fundamental. São três modalidades diferentes de cursos que fazem parte da grade do contra turno escolar, e acontecem uma vez por semana para cada turma, divididas por faixa etária: esportes, expressão corporal e xadrez.
O “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, uma parceria do município de Serra Negra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve como objetivo estimular à educação empreendedora no Ensino Fundamental.
Entre as atividades do Projeto Copaíba, que tem como missão Conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, todos os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, além dos estudantes do contra turno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maestro Fioravante Lugli (CTP), tiveram a oportunidade de conhecer a sede do instituto, no município vizinho de Socorro-SP, para apresentação de biologia, além de visitação guiada e momento de plantio de mudas pelos próprios estudantes. Esse projeto visa mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu início ao projeto utilizando tablets no processo de aprendizagem dos alunos do Pré I, Pré II e Ensino Fundamental, de 4 a 6 anos, desde setembro deste ano. Foram instalados nos equipamentos dois jogos educacionais, ‘Ler e Contar’ e ‘Learning Matemática Games’. Os alunos tiveram duas semanas para se familiarizar. Para cada faixa etária dos alunos, os jogos podem ser explorados diferentemente, com atividades condizentes com o aprendizado. O tablets foram adquiridos em junho de 2019 pela Prefeitura, cumprindo também uma promessa de campanha do prefeito e vice. Ao todo, foram comprados 450 equipamentos.
Outra novidade foi a implementação da disciplina extracurricular de Valores, que abarca temas morais e éticos, e foram trabalhados com os alunos do Pré-II, de toda a rede municipal. O tema da formatura dos alunos foi “O Pequeno Príncipe”, um clássico da literatura francesa, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que ganhou o mundo com diversas versões impressas, e também em formato de desenho animado e nas telonas, invadindo o universo cinematográfico.
No Projeto Valor os alunos aprenderam sobre diversos assuntos, como: coragem, solidariedade, honestidade, paz, gratidão e respeito. As aulas ocorreram durante todo o segundo semestre e o resultado foi apresentado no evento de formatura da turma, dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções, emocionando todos os presentes. Foi um momento marcante, onde a obra de Exupéry fez todo o sentido para os alunos, complementando sua formação como seres humanos.
Além do projeto “Valor”, os eventos de formatura apresentaram outra inovação, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e pelo You Tube, sem custo adicional para a municipalidade para essa exibição, pois foi uma iniciativa da parceria entre a Videograph Reportagens, contratada pela Prefeitura para as filmagens a serem fornecidas aos pais, e a Teleson Internet Fibra Ótica.
A Secretária de Educação pretende dar sequência aos projetos em 2020 e avalia que a qualidade da Educação no município se deve à atenção a todas as escolas, sem distinção, e ao apoio do Prefeito e do Vice. “A Secretaria de Educação é a pasta que mais tem funcionários no município. São cerca de 400 pessoas trabalhando para atender mais de 1500 alunos e fazemos questão que a qualidade seja a mesma em todas as escolas. Só conseguimos atingir esse patamar porque tratamos todas as escolas da mesma maneira, com a mesma dedicação. Agradeço aos servidores da educação, aos vereadores e à população em geral pelo apoio e especialmente ao Prefeito e ao Vice, que têm nos dado todo o respaldo para implantarmos inovações como a utilização de tablets e diversos projetos”, disse.


GALERIA DE FOTOS:
COMPARTILHE: