Open/Close Menu

Informações para Contato

Praça John Kennedy, S/N - Centro
Palácio das Águas - CEP: 13930-000

Telefone
Horário de Atendimento ao Público

8h às 17h

Em 8 de maio comemora-se o Dia da Vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial, quando naquela data, em 1945, houve a rendição da Alemanha e fim das hostilidades. Neste ano, infelizmente, em função da pandemia do novo coronavírus, Serra Negra não realizará a tradicional celebração em homenagem aos combatentes do município que partiram para os campos de batalha na Europa. Tradicionalmente o evento tem participação do Tiro de Guerra de Amparo e Banda Lira na Praça Barão de Rio Branco, onde inclusive há um monumento em homenagem aos expedicionários.
Na época, foram enviados à Europa 18 soldados de Serra Negra que estiveram na linha de frente da luta, vencendo a guerra junto ao grupo dos chamados Aliados.
Oswaldo Saragiotto é o único militar serrano vivo que esteve nas batalhas e inclusive completa 100 anos na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, e receberá, de sua residência, uma homenagem da Prefeitura. Os combatentes já falecidos são Alberto Marciano, Ari Carei Vieira, Alberto Mainente, Antônio Fuim, Antônio Silveira Patrício, Alcides Batista Bueno, Antônio Poleto, Carlos Venturini, Décio Fioranti, Giordano Marchi, Mauro da Cunha Canto, Nadir Alves de Almeida, Roberto Gambeta, Rômulo Testa, Sebastião Pinto Silveira e Pedro Leme de Assis.
Serra Negra tem viva em sua memória a conquista da liberdade e da vitória, para eternizar ao mundo que a participação brasileira esteve do lado certo da história, daqueles que pregam liberdade, paz e justiça, sem, contudo, afetar a soberania de um povo e seus direitos e, mesmo à distância, reverencia esses grandes cidadãos, que honraram nosso município e nossa pátria.
COMPARTILHE: